segunda-feira, 18 de Abril de 2011

Conversando com o Reitor: Prof. Doutor Rogério José Uthui


173 comentários:

  1. Bom dia Magnifico Reitor,

    Este é apenas um teste do Blog

    cumprimentos

    CIUP

    ResponderEliminar
  2. Alõ Prof Singo. Agradeço que me tenha colocado em linha finalmente, após cerca de ano e meio fora deste meio de contacto.
    Terei que fazer um update da mensagem de saudação e tudo o resto.
    Se me disser como eu posso mudar isso...
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Alô amigos e amigas da UP
    Vamos reiniciar o nosso blog que andou fechado ano e meio para beneficiações.
    Também estou disponível no ofacebook.
    Convido a todos para questionamentos, debates abertos sobre a UP, a sociedade, a economia, a política, o desporto,a ciência...

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Magnifico Reitor

    Gostaria de saber porque que existe uma demora na emissão dos certificados

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde anónimo. Três questões condicionam a emissão dos certificados:
    1. A UP, como qualquer universidade do Mundo tem apenas duas épocas de emissão de certificados por ano, de cerca de dois meses cada, portanto não se está a imprimir certificados todos os dias;
    2. As faculdades muitas vezes demoram com os dados para o registo académico central )isso vai ser abordado este ano pela DRA que irá responsabilizar mais as Faculdades, uma vez que as delegações têm este processo muito melhor);
    3. A UP tem 40.000 estudantes e por ano emite cerca de 14.000 certificados. Sim, catorze mil.
    Mas o processo melhorou muito, já temos um registo académico completamente informatizado, com softwares ainda em desenvolvimento visando a integração de todos os serviços para o estudante. Melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Magnifico.

    Sou um estudante frustrado da ESTEC porque na minha faculdade descubrimos que ha docentes que nao tem contratos so estao a dar as aulas por amor a camisola e como resultado eles dao as aulas quando querem. Gostaria de saber os porques destas situacoes e tambem da falta de mecanismo de controle nao sei se e' por parte da faculdade ou direccao pedagogica ou registo academico ou recursos humanos ou ainda do orgao maximo a Reitoria? A reflexao pra mim foi esta. Vamos melhor o nosso ensino.

    2011 Ano Samora Machel?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia magnífico Reitor.

    Duas quesões gostaria de entender melhor
    1) às vezes tenho sentimento de que o docente está a ser deixado de lado na questão do incentivo. Tenho comhecimento de que a Instituição pratica uma política de incetivos, para os "chefes" e também para todo pessoal administractivo incluindo serventes. Por outro lado vejo que os docentes também são funcionários da instituição. Ou seja numa visão de escadaria estes estão entre os primeiros (chefes) e os últimos (serventes). Se tanto uns como outros têm, pode me ajudar a saber o porquê não se aplica neste caso o princípio matemático da transitividade? (se a<b e b<c então a<c)
    2) Tomei também conhecimento da nova tabela de salários em vigor e não deixo de manifestar outra preocupação. Dentre outros reajustes, os serventes e contínuos dos cursos pós laborais passaram de 2500 para 1800 MT. Entendo que muito deveria mudar mesmo, só não entendo porquê a UP, sendo instutição de estado não poderia pagar ao menos um salário mínimo em vigor a esta classe, tendo em conta que uma boa contrapartida passa a pagar os incentivos de chefes e outros funcionários? Na verdade o que os outros têm como incentivo é em parte parte da produção destes que no fim do mês recebem 1800, que nào é na verdade a mensalidade de um aluno, quando eles limpam por exemplo por dia mais de 1 sala? Se o número de funcionários neste sector (pós laboral) diminuiu porquê os que ficaram principalmente esta classe não pode ter um pouco mais? Há sectores em que funcionários só de incetivo têm 5000 quando estes só tem 1800.
    Aguardo atenciosaemente seus comentários.
    2011 ano Samora Machel

    ResponderEliminar
  8. Ao primeiro anónimo (por favor sejam mais criativos. Ponham um nome qualquer tipo "blog freak" mantém a vossa anonimidade mas permite-me responder-te mais personalizadamente): DEmorei porque passaei os últimos 9 dias em visitas às Faculdades e Escolas da UP. Reuni também com os docentes da ESTEC. E ninguém em nenhum momento me falou de estar a trabalhar sem contrato. Falou-se sim de docentes que, devido ao facto de serem em tempo parcial - TP, renovam os contratos anualmente e como tal passam alguns meses sem receberem o salário que é devido. Recebem com alguns meses de atraso e isto repete-se.
    Estamos a ver a hipótese de accionar o processo de renovação de contratos bem antes de terminar o ano lectivo o que permitiria que a tramitação toda fosse feita antes de o mesmo expirar.
    Conheço o assunto e vamos melhorar.
    Agora professor indisciplinado é professor indisciplinado.
    Dê nos o nome de um desses que afirmaram isso, para resolvermos caso a caso.
    Uthui

    ResponderEliminar
  9. Caro "Samora ainda Vive"
    Obrigado pelas questões. Tenha em conta no entanto alguns aspectos:
    1. Não se trata de salário mas sim de incentivo. O salário dos funcionários do Estado é pago, no âmbito do e-Sistafe directamente para a respectiva conta a partir da contabilidade pública, Ministério das Finanças.
    2. O incentivo é APENAS RESERVADO ÀQUELAS PESSOAS QUE EMBORA TENHAM SALÁRIO MENSAL, VÊM O SEU TRABALHO A AUMENTAR MUITO POR CAUSA DA INTRODUÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-LABORAL.
    Os gestores, têm muito mais trabalho quando tratam com mais estudantes, emitem mais diplomas, mais contratos, limpam mais salas porque há mais gente a sujar, cuidam de mais processos de docentes, etc. O docente, só sente que tem trabalho a mais caso ele dê aulas directamente no pós-laboral. E lá ele assina um contrato onde recebe por cada hora leccionada.
    NÃO PODERIA HAVER PRINCÍPIO MAIS JUSTO.
    Uthui

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia Magnifico Reitor.
    Aqui é lucio Macamo estudante da UP_Sede, venho por este meio expor uma preocupaçao/duvida, tive aprovaçao em todas as cadeiras do curso de gestao financeira no ano de 2010 em maputo e inclusive tenho o certificado de bacharel pronto mas por questoes de divida nao pude ate agora levantar, o que me inquieta é o facto de no inicio do ano de 2011 ter tido uma oportunidade para trabalhar em Quelimane no Tribunal Administrativo, gostaria de saber se tenho como elaborar a monografia cientifica cá em Quelimane, e se existir de facto essa possibilidade quais os passos a dar uma vez que me encontro na situaçao de emdividado com a instituiçao a nivel de maputo? tnho conhecimento de existir uma delegaçao da UP cá em Quelimane, na minha optica tava pensar no sentido de assim que terminar de pagar a divida em maputo levantar o certificado de bacharel e pedir uma declaraçao com notas do 4Ano, transferir o meu processo a Quelimane no sentido de poder realizar a monografia cá. Mas porque neste momento tou ja disponivel gostaria de saber tambem se nao existeria possibilidade de ter um supervisor de modo a começar a esboçar a monografia enquanto vou pagando a divida?, porque a nivel de maputo tnho conhecimento que alguns colegas estao escrevendo a monografia cientifica mesmo na situaçao de emdividados com auxilio de alguns docentes queria saber se nao poderia tambem ter essa possibilidade cá mesmo com divida? de modo que ao terminar a divida a monografia esteje quase pronta e evitar estar sem o que fazer tendo ainda trabalho pela frenta.

    Obrigado MAGNIFICO REITOR por abrir este espaço onde possanos expor as nossas preocupaçoes mas tambem podermos interagir de modo positivo.

    ResponderEliminar
  11. Caro Lúcio
    Lamento imenso a situação em que se encontra. De facto, tecnicamente não é permitido fazer o que está a fazer, pois tendo uma dívida acumulada, fica automaticamente suspenso de realizar qualquer actividade lectiva. De facto, realizar o trabalho de fim de curso é realizar uma actividade académica prevista no currículo (plano de estudos) e que pressupõe estares inscrito na instituição.
    Estando na situação de devedor suspenso, DEVE SE PREOCUPAR EM ANULAR A MATRÍCULA sem o que a UP pode estar a debitar mensalmente dívidas que depois irão complicar a sua situação.
    2. Na UPQ não temos ainda o curso de Gestão Financeira e, por isso, não temos lá capacidade de supervisão.
    Assim recomendo-te:
    a) pagar rapidamente a sua dívida e inscrever-se;
    a) Caso não tenha possibilidade de o fazer, anule a sua matrícuila e regresse logo que o puder fazer;
    c) Fazer a sua inscrição e realizar o seu trabalho de fim de curso.
    Tenha em conta que estamos em phasing down dos cursos antigos pelo que não fique muito tempo fora da UP senão terá que passar parta o novo currículo dentro de dois anos e que ninguém te proibe de fazer a investigação que quiser fora do âmbito de controle da UP.
    Bom dia

    ResponderEliminar
  12. Bom dia mais uma vez MAGNIFICO REITOR

    Primeiro agradecer imenso pela prontidao e rapidez em responder as questoes que nos afligem, em relaçao ao conselho que o MAGNIFICO REITOR deixou expresso na messagem uma vez tendo terminado as cadeiras em 2010 este ano a unica orientaçao que tivemos este ano foi no sentido de se inscrever para a realizaçao da monografia cientifica pelo preenchimento de um formulario, este ano nao fizemos a matricula, apenas temos orientaçoes para liquidar primeiro a divida e só depois podemos fazer a inscriçao para a realizaçao da monografia.
    Em relaçao ao pagamento da divida como disse tou neste momento a tabalhar no tribunal administrativo de quelimane e so dentro de 4meses posso ter ja pago a divida a nivel de maputo, gostaria de saber se ate lá nao estaria fora das datas limites para poder realizar a monografia. O outro facto esta relacionado com a multiplicaçao da propina mensal este facto continuará acontecer mesmo tendo termindo as cadeiras faltando apenas realizar a monografia?
    Gostaria de saber se o proximo ano seria possivel realizar a monografia uma vez que este ano ja vamos para os meiados, e ´só poderei terminar de pagar a divida ja la pra o termino do ano, e visto que tou ainda num periodo probatorio do meu emprego aqui em Quelimane, nao se mostrando facil pra ter que me ausentar do emprego nestes meses?
    O que vejo neste momento estar dentro do meu alcance é a anulaçao da matricula como o MAGNIFICO REITOR aconselha e o pagamento gradual da divida, penso que dentro de 4meses consigo pagar a divida na totalidade.
    Nao sei se o que esta ao meu alcance esta dentro do que é admissivel ou dentro dá norma da instituiçao.
    Agradecer mais uma vez por poder ajudar-nos!

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia MAGNIFICO REITOR

    Primeiro pedir desculpas pela insistencia no caso, mas aquando da minha saida de maputo ate cá em Quelimane teria falado com um dos chefes responsaveis pela ESCOG, no sentido de poder realizar a minha monografia cientifica cá e o chefe teria dito que poderia consultar porque na altura tava de viagem marcada precisamente á quelimane e que iria consultar por cá em Quelimane se existeriam docentes capazes de me auxiliar na monografia e na volta do Chefe a Maputo voltei a contactar me com ele e teria dito que nao existia cá em o Curso de Gestao Financeira mas que existiam condiçoes em termos de docentes que poderiam me auxiliar como supervisores/tutores porque existem por cá cursos relacionados como contabilidade, economia, isto é, cursos de area financeira e que se assim fosse poderia escrever por cá mediante o pagamento da divida a nivel de maputo e levantasse o certificado de bacharel que já esta pronto e a declaraçao com as notas do 4ano ja feito e aprovado todas as cadeiras em 2010 que levasse a quelimane como comprovativo de ter terminado o curso para que podesse se inscrever e poder ter um tutor/supervisor e que assim que tivesse a monografia cientifica terminada com auxilio de um docente cá de quelimane poderia defender cá em quelimane ou em maputo, uma vez que as duas delegaçoes estao ligadas em termos de comunicaçao poderiasse enviar a minha nota de defesa á maputo para a emissao do certificado de licenciatura uma vez que o curso de Gestao Financeira só existe á nivel de Maputo.

    Peço desculpa mais uma vez pela insistencia no caso MAGNIFICO REITOR, só que tou numa situaçao de desespero, sou um individo de apenas 24anos que esforcei me bastante pra fazer o curso e que nao gostaria de ver o esforço que fiz acabar no nada.

    ResponderEliminar
  14. Sr. Lucio
    Acho que nao vai ter nenhum problema. Uma vez que, como o dizes, na UPQ temos docentes capazes de te orientar na elaboracao da monografia, e ja que nao estas a ter nenhuma aula, acredito que nao sera debitada nenhuma divida mais. Assim, paga a divida atrasada, recebe o certificado de bacharelato, pede a transferencia para UPQ, realiza o seu trabalho de monografia e ja esta.
    Sucessos.

    ResponderEliminar
  15. bom dia MAGNIFICO REITOR

    Primeiro agradecer pelo facto de ter me esclaricido algo que a muito tempo me deixava sem sono e manifestar o minha satisfaçao e alegria por poder realizar a monografia cá em quelimane sem com isso ter que me deslocar a maputo.
    LOUVAR A INICIATIVA DA CRIAÇAO DESTE ESPAÇO! Espero que continue para a eternidade pois só atraves deste meu caso consigo perceber a sua importancia um espaço em que um individuo qualquer que seje possa livremente se expressar com altas individualidades sem medo e expor os problemas que mais nos aflinge é algo raro neste país, por isso sou muito a favor da permanencia do espaço e que continuem mais criativos na divulgaçao da informacao enriquecendo mais o Site, como a consulta de toda informaçao do estudante deste extratos ate o programa de cadeiras em atraso todo on-line e mais...Farei questao de devulgar o espaço aos meus colegas pois sei que muitos desconhecem a sua existencia e tem muitos problemas que poderia atraves desta interraçao sanar as duviadas.
    OBROGADO! OBRIGADO! OBRGADO!
    saudaçoes MAGNIFICO REITOR.

    ResponderEliminar
  16. Ok. Temos uma estratégcia de comunicação que está em desenvolvimento. Entendemos que somos uma lástima a nos comunicar com os estudantes, os docentes, o CTA. Estamos a tentar reverter a situação.
    Primeiro é o uso do blog para resolver alguns problemas pontuais como o seu, sem ter que recorrer à lógica da consulta física. Depois,estou presente pessoalmente na rede social Facebook.
    A direcção do Registo Académico, a Direcção dos Serviços Sociais e a Direcção dos Recursos Humanos irão ter uma presença melhorada no nosso site, com publicitação de informação na Intranet da UP.
    O Centro de Informática da UP está a melhorar a página que terá novo visual.
    Aguardo que divulguem a informação.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  17. Saudacoes!
    Vim por este meio enderecar ao Magnifico Reitor o desagrado dos estudantes que beneficiam da bolsa monetaria da UP. Isto, devido ao facto de ha sensivelmente tres meses e sem nenhuma satisfacao por parte da DSS, este conjunto de estudantes nao receberem os dividendos. Gostavamos de saber se e um assunto do conhecimento de Sua Magnificencia e ter no minimo algum tipo de informacao a respeito.
    Obrigado...
    PS: Escrevo em anonimato porque e em representacao de um conjunto de estudantes

    ResponderEliminar
  18. bom dia MAGNIFICO REITOR
    E de muito bom tom para os estudantes, investigadores e contribuintes da ciência em geral a ideia de comunicação que é criada nessa instituição.Portanto trago meu contributo pessoal acerdito que de serta forma auxilie a instituição no melhoramento da comunicação estudante/docente: Ja se pensou em criar um portal de conhecimento no qual os estudantes tenham os conteudos das disciplinas para o semestre datadas com os respectivos desenvolvimento,datas de testes, exames e la fixadas as respectivas correções, um filtro de duvidas no qual armazene conhecimento cada vez que uma duvida for esclarecida arquivando a no banco de conhecimento da instituição.

    * vantagens daqui a alguns anos o sistema curricular estará super organizado com o suporte deste mecanismo;
    * Noventa por cento das duvudas estaram na base de conhecmento instituicional;
    * A comunicação docente estudante não limitar-se-á no recinto da instituição e a traco de conhecimento tanto como o sistema de lecionamento deixa de ter a limitação do espaço e tempo.

    Muito mais vantagens,tago simplesmente um resumo do que seria esta ferramenta.

    Marques Fernando Mungaca

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, Magnifico Reitor
    Eu sou estudante ou fui estudante da UP-Gaza, Magnifico venho através desta manifestar o meu super agrado e orgulho pelo desenvolvimento da minha Delegação (GAZA) e que tanto estimo.
    Magnifico graduei no ano passado, fiquei cerca de quatro meses sem por lá passar, mas quando fui esta semana finda (06/07/2011), fiquei maravilhado a UP-Gaza esta muito diferente, bonita.
    Magnifico eu fui estudante ou ainda sou da UP-Gaza, sei que muitas pessoas tem falácias principalmente os que só sabem ver o lado negativo, faço parte dos primeiro estudantes da UP-
    Gaza, sinceramente hoje até sinto vontade de voltar a ser estudante, tem internet, uma biblioteca com muitos livros, carteiras, lembrar que eu sentei num bloco para assistir aulas do Professor Cuamba, Mestre Vermuch, etc, hoje está um mimo.
    Magnifico continuem assim, Gaza, merece, e Mestre Chambisse com seu elenco estão a mudar o rosto da minha delegação.

    Magnifico, eu tive o privilégio de receber o prémio de melhor estudante do curso de física em 2009 no grau de Bacharelato das mãos do Magnifico e em 2010 voltei a receber das mãos do magnífico o premio de melhor estudante para o nível de licenciatura.
    Magnifico gostaria de voltar a fazer parte da Família UP, fazendo mestrado em Educação/Ensino de Física ou Matemática. Mas não tenho como pagar, o que faço magnifico? Quero voltar a Academia.

    Meu endereço electrónico é nganhanehelio@gmail.com

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Magnifico.

    Sou em particular um estudante de Engenharia Informatica na ESTEC. Primeira gostava de agradecer a oportunidade que a UP nos deu de realizar este curso a preços aceitaveis. Portanto, irei fazer o meu balanço em relação ao curso:

    1. Docentes
    A maior parte dos Docentes da Engenharia não apresentam qualificação aceitavel para orientar o estudante em determinadas cadeiras, ora por não ter/procurar/adquir experiência necessária para tal ou por não saber como ensinar a um Engenheiro. Como é bem sabido, o que é um resultado bom para um engenheiro não é suficiente para um cientista. Tivemos docentes que não sabiam o que é Engenharia ou o que de facto se espera do engenheiro de maneiras a elaborar melhor seu plano de lecionamento.
    A ESTEC possui algum método de seleção de Docentes além do Certificado?

    2. Condições
    Quanto as condições de ensino digo SIM, a UP possui computadores para a lecionação prática das cadeiras de Engenharia. Porém o problema são os docentes, que mesmo sabendo que há laboratórios disponíveis, não se dão ao luxo de preparar a sala antecipadamente ou arranjar assistente para tal.

    Enfim, gostava que a ESTEC fosse mais exigente quanto aos Planos de Ensino de aulas práticas por parte dos Docentes.

    Embora tenha levantado aspectos negativos muito criticos, devo dizer que a UP está de parabéns neste Curso pois testemunho o sucesso de vários colegas no mercado de trabalho.

    V.Magnificiência,

    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  21. Caro Hélio,
    agradeço a tua mensagem, bem como os elogios à nossa equipa de direcção. Como sabe, tudo fazemos para cumprir um plano que foi inicialmente traçado. Congratulamo-nos, pois, quando vemos que muitas das nossas ideias estão já implementadas.
    Quanto ao custo do curso de mestrado, não temos como não cobrar. O curso é leccionado com o apoio de diferentes universidades de fora do país e isso traz despesas adicionais de deslocação e salários dos docentes envolvidos. Cobra-se uma comparticipação que, como deve imaginar, de longe não corresponde ao custo unitário do curso.
    Saudações.
    Uthui

    ResponderEliminar
  22. Sr. anónimo da ESTEC
    É verdade que podemos, a nível do corpo docente de uma escola ou faculdade, notar diferenças no estilo, perfil, capacidades até, de diferentes docentes. Porém, deve-se ter em conta sempre que, a UP é uma instituição SEM FINS LUCRATIVOS e que tem como missão apenas a formação de cidadãos nas diferentes áreas do seu domínio.
    Assim, seleccionamos os docentes que o mercado oferece, treinamos os docentes (deve saber que 40% dos docentes com licenciatura na UP estão presentemente a concluir seus cursos de mestrado tanto no país como no estrangeiro)e estimulamos a sua progressão. Nenhum outro tipo de compromisso nos retrai de seleccionarmos os mais habilitados. Por isso respondo te que SIM, TEMOS MÉTODO DE SELECÇÃO DE DOCENTES E DE SEU TREINAMENTO. Acolhemos porém a ideia de termos que monitorar a forma como as aulas são ministradas.
    Uthui

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde Magnifico.

    A minha ideia era mesmo adiantar fazer um mestrado pois assim ia facilitar na minha integração nos planos estratégicos da UP, pois em Janeiro deste ano participei do concurso de ingresso na UP-Massinga e fiquei aprovado na primeira posição, talvez a minha media final do curso tenha influenciado e o facto ter sido monitor de Mecânica Clássica, Mecânica teórica, Física Molecular e Termodinâmica e Laboratório de Termodinâmica, para ocupar a primeira posição, tal informação me deixa muito motivado para continuar a estudar. Assim como não sei quando é que irei ser chamado para começar a trabalhar queria estar a fazer um mestrado para puder responder os asseios da UP no meu futuro posto de trabalho.

    Não tenho chance de me candidatar mesmo não sendo ainda docente da UP?

    Qual é a implicação que isso pode ter se por exemplo integro me num mestrado e um desses anos a UP-Massinga me chama já que o concurso é de 3 anos?

    Obrigado mais uma vez magnifico pelo blog assim temos o previlegio de diologar com sua magnificência.

    ResponderEliminar
  24. BOA NOITE MAGNIFICO SOMENTE LOUVAR A EXISTENCIA DESTE BLOG, POIS NO MEU ENTERDER DA UMA SENSACAO DE ACONCHEGO AOS ESTUDANTES.

    ResponderEliminar
  25. Elisa Mavulula
    boa tarde magnífico, gostava apenas de felicitar pelo blog, pois agora é possivel de qualquer parte do país ou do mundo conversar com sua magnificência.

    ResponderEliminar
  26. Boa noite magnifico. Venho ca para apresentar uma questao relacionada com os cursos pos laboral na up delegacao de nampula, uma vez que ha muita injustica na distribuicao da carga horaria. Porque que um docente efectivo que leciona uma determinada cadeira no regime diurno, nao leciona a mesma cadeira no periodo laboral? faz sentido atribuir essa mesma cadeira a um docente que nao faz parte do quadro da UP? Peco ao Magnifico que tente resolver essa situacao, porque ha docentes a tempo inteiro que nem se quer tem 1h no regime pos laboral.
    Bem Haja Up a caminho do desenvolvimento Institucional

    ResponderEliminar
  27. Bom dia Magnifico Reitor!
    Gostaria de saber qual é o verdadeiro preço dos 100 computadores alocados para Computer Farm da UPQuelimane? Sao 1300000,00Mt ou 4000000,00Mt? Nao será uma subfacturacao Isso?
    Boa colaboracao

    ResponderEliminar
  28. Boa noite.
    Com esta mensagem gostava que as coisas caminhassem a um bom ritmo pois a ESTEC tem monitores nao informados. ex cadeira de eletroctenia teorica o assistente e inoente a materia.

    ResponderEliminar
  29. Caro reitor,
    Como se justifica alunos pagam no pós-laboral e quando chega a hora de pagar salários aos professores na conta não há dinheiro suficiente para cubrir a folha?Ou é aquilo que fomos comunicados no último encontro que o director da Delegação (UPN)pediu adiantamente de todas as suas representações( subsidios de Chefia) para todo ano para poder viajar RSA?Eu acho errado isso, tratando de uma pessoa para prejudicar a maioria.Será que não chega a gestão danosa da direcção?Numa Delegação falta tudo tudo tudo,Papel,Marcador,tunel para imprimir testes, para maquina fotocopiadora,etc.
    É dificil acreditar as coisa que acontecem na UPN, enquanto as salas de aulas não te material para leccionação por falta de dinheiro, mas há dinheiro para abastecer os carros da Instituição e dar os filhos com motorista da UPN e girarem pela cidade.É vergonhoso

    ResponderEliminar
  30. alo pessoal. depoisde quase 3 semanas fora eis me aqui. irei res+ponder as vossas questões depois de apresenta las aos espectivos directores na semana de conselhos que se inicia no dia 15. depois falamos. bom fim de semana.
    uthui

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde Magnifico Reitor!
    O curso de Bacharelato e Licenciatura em Planificacao, Administracao e Gestao Escolar, 3 Ano, Curso Diurno, corre o risco de extinsao. Estudantes que se esforcam e se aplicam nos estudos, nao estao interessados em subornar docentes, senao compromisso com os seus estudos, sao atribuidos 8 ou 9 valores e consequentemente excluidos. Os fracotes, que nao conseguem apresentar seminarios e nunca tiveram positiva na turma, sao dispensados. Estes docentes curruptos, que tem estudantes seus trabalhadores, com missao especifica de colectarem dinheiro na turma para facilita-los a admitir ou dispensar, funcionam em rede de pequenos grupos. Nao sentem pena de senhoras que nao oferecem o seu corpo ou dinheiro em troca de notas. Estas, sao vitimas das notas supra citadas e as mais prejudicadas. Agradecia ao Magnifico reitor, para impor a seguinte condicao: para ser docente, deve ser casado.
    Sou estudante do 2o nivel, Universidade Pedagogica, Delegacao de Nampula, se me permite, eu forneco-lhe a lista de docentes currupos e que nao valem para nada, porque de pedagogia nada sabem, os criterios de avaliacao sao subjectivos, nao sabem conciliar os trabalhos teoricos e praticos, apenas sabem presseguir estudantes inocentes.
    Magnifico Reitor, como fica a situacao destes estudantes com 3 cadeiras em divida? Voltam para o primeiro ano ou havera a possibilidade, num futuro proximo de fazerem exame extraordinario?
    Nao consigo me conter, alguns docentes sao: Sergio Sumila, Domingos covenhavo, Yotamo, Albertina que da matematica no Curso de AGE, entre outros.
    De V. Excia, mui atenciosamente.

    ResponderEliminar
  32. É triste a situação acima relatada, o pior é que acontece.

    ResponderEliminar
  33. Boa noite Magnifico.....
    Quero concordar com algumas reclamacoes, questionamentos que vem sendo colocadas por alguns estudantes, sao justas. Mas tambem tenho ficado triste com a atitude dos mesmos no concernete a algumas situacoes. Acredite Magnifico, e pratica na Delegacao de Nampula, docentes que entram na sala somente duas semanas, "avalia os estudantes" admite todos, mas estes nao questionam, mesmo concientes de que somente passaram por cima da cadeira consolam-se com "aprovacao" sem ter aprendido nada. Mas quando excluem, reprovam numa cadeira em que o docente sempre esteve presente julgam-o, inventam calunias e o rotulam. Eu pessoalmente nao me sinto satisfeito com esta situacao porque quem sai a perder sou eu como estudante saiu desta ou aquela cadeira sem nehum conhecimento. Uma das cadeiras admita-me informa-lo e a de Temas Transversais e outras.

    ResponderEliminar
  34. Caro colega Antonio Bemjamim!
    Li atentamente o seu comentario, no espaco conversando com o reitor.
    E triste o que esta a acontecer na Universidade Pedagogica, delegacao de Nampula. Nao podemos continuar a ter uma atitude de lambe botas. Se de facto esta se preparar para ser um futuro pesquisador, convem ficar atento a certas situacoes:
    - Como e que se justifica, um docente em exercicio na U.P, ao longo dum semestre ou ano, tenha comparecido na sala so duas vezes? Sera que a estrutura montada nao funciona? Como e que o docente recebe os ordenados mensais? Ai esta a grande currupcao, receber sem trabalhar. Isto significa roubar o estado. Docentes dessa natureza, nao servem para uma instituicao como a U.P.
    Uma das funcoes dum professor universitario, e fornecer ferramentas ao estudante, de forma que ele por si so, possa produzir conhecimentos academicos e cientificos. A missao do professor, nao e reprovar o estudante e nem facilitar a aprovacao. Este e o meio termo em qualquer instituicao universitaria.
    - Caro Antonio Benjamim, se tiver olhos para descobrir a verdade, vai notar que, quase em todos departamentos ficam cheios de estudantes para colocarem as suas preocupacoes, e muita das vezes sao repelidos por directores de curso e ate docentes das cadeiras em que o estudante pede para que se faca a justica. Onde anda a direccao da U.P?
    - Outro elemento que talvez nao prestou atencao, e de certos docentes pressionarem os estudantes a tirarem algum valor para passar ou aproveitarem-se delas. Caso contrario, nao faz o nivel. Portanto, agudiza-se mais o amantismo, o companheirismo, o favoritismo, o nepotismo, entre outras formas de corrupcao, ao inves de se privilegiar a ciencia e a tecnica.
    So para terminar, gostaria de lhe dizer que, o verdadeiro docente, e aquele que se preocupa com o estudante e nao com as notas, porque a avaliacao e algo subjectivo. Aqui, o saber fazer, esta em primeiro lugar.
    Nao obstante, vamos ajudar ao reitor a colocar um antivirus para limpar a imagem da instituicao que nao e tao boa.
    Aquele abraco.

    ResponderEliminar
  35. BOM DIA.

    CHAMEM ME DE PEPETELA.

    PARABENIZAR A VOSSA INSTITUICAO PELA INICIATIVA... LOUVAVEL.

    SOU RECEM FORMADO. CURSEI ECONOMIA E GESTAO NA UCM NA BEIRA.QUERO UMA OPORTUNIDADE COMO DOCENTE; PODE SER EM REGIME PARCIAL; POS LABORAL... DESDE QUE SEJA UMA OPORTUNIDADE DE DE TRABALHAR.

    ESPERO ANSIOSAMENTE PELA RESPOSTA.

    CONTINIACAO DE UM OPTIMO DIA.

    ResponderEliminar
  36. PEPETELA DE NOVO. NAO TOU A ESCOVAR MAS MANO UTHUI TEM QUE TER UMA PAGINA NA WIKIPEDIA. A UNIVERSIDADE PEDAGOGICA TAMBEM... VAMOS APROVEITAR ESSAS TECNOLOGIAS...

    ResponderEliminar
  37. Bom dia Magnífico

    Economia e Educação-ESCOG-Sede
    Com todo respeito o saudo e o parabenizo pelo trabalho que tem feit pela UP. A minha reclamação é pela ESCOG-Sede, pois fiz o exame de conclusão de curso com mais colegas no dia 22 de Agosto de 2011 para obtensão do nível de Licenciatura em Economia e Educação, mas até hoje ainda não sairam os Certificados, deste modo fico prejudicado,porque estou perdendo varias oportunidades de emprego por falta de certificado.

    ResponderEliminar
  38. De facto UP nampula eh uma desgraca, os chefes fazem e disfazem, eh normal ver carro da instituicao no fim de semana a fazer o chamado rali na cidade com o filho da Administrativa da Up,mas nao existe mesmo a resma, toner, etc eh dificil imprimir exames para os estudantes porque nao ha toner mas ha combustivel para os filhos dos donos da Up fazerem e desfazerem e alegarem que ninguem lhes faz nada porque a mae eh Boss e amiga directa do Reitor. Triste mas eh o que acontece, infelizmente ainda se faz sentir cabrito come onde esta amarrado

    ResponderEliminar
  39. Boa noite Magnifico, realmente as coisas na Up Nampula nao andam nada bem, e a direccao da Up nampula que nao ajuda. O que reina e mais favoritismo aos familiares dos chefes e nada mais. por exemplo o filho da directora Silvio e quem manda nos carros da up. os motoristas devem estar a disposicao dos filhos e genro da directora Administrativa. quanto ao director adjunto Mangrasse ele esta ali como uma figura de estilo porque quem manda na up em napipine e dr Adelino o favorito do Mangrasse. tudo no campus de Napipine quem decide sobre o que se deve fazer e dr Adelino e nao o director adjunto pedagogico. quanto aos professores que cobram sao quase todos.
    magnifico eu tou a fazer o 1o ano de CADEC, mas ja estamos cansados com as cobrancas de dinheiro que o dr Brito (irmao do director)e a dra Florencia fazem. ja e demais o que acontece na up em nampula

    ResponderEliminar
  40. Boa noite!

    De facto a corrupacao sempre ira existir... mas e preciso relembrar aos caros estudantes que nao se devem deixar levar por esses actos .... pra que tal nao acontecem facam um esforco... quem entra na universidade sabe de ante mao que deve estudar. Na pratica muitos casos estao relacionados com alunos fracos que nao tendo um bom resultado vao aliciar o professor... temos que mudar esta situacao

    ResponderEliminar
  41. boa noite
    obrigado magnifico por este espaco
    ha corrupcao na up nampula, e demais. contudo nao se pode generalizar os docentes. conheco alguns que sao serios no trabalho mas que por serem exigentes acabam tendo roturos de corruptos. e verdade que ha nomes que nao estao aqui e que deviam aparecer, sobretudo dos professores do hipogep, comecando pela cabeca do curso. doem-me os quatro anos que passei ai esperando que os outros nao passem o que passei, talvez renovar a direcao, sei que isso depende da decisao local.. mas a que fazer qualquer coisa

    ResponderEliminar
  42. Bom dia, Magnifico Reitor, sou estudante da UP-Maputo no 4 ano no curso de matematica,e por razoes de trabalho nao pude frequentar todo o ano de 2011, mas havia me inscrito apenas no 1 semestre e nao pude no 2 semestre estou querendo saber se posso me inscrever para o ano de 2012. e quando comecam as inscricoes.

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde Reitor, falo de Maputo, sou finalista Na UP do curso de Educacao e gestao ambiental, por se tratar de uma instituicao pedagogica esperei tanto que pudesse ter cadeiras pedagogicas, mas sem sucesso, agora pergunto ha como lecionar sem ter tido nenhuma cadeira pedagogica? se a resposta for nao, gostaria de saber se ha possibilidade de assistar aulas apenas de cadeiras pedagogicas?

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Magnifico Reitor, sou funcionario da UPMocambique, tem se visto que a Instituicao esta a crescer no seu comando gracas a sua capacidade de organizacao e trabalho mas temos um problema muito grande de escovismo na parte de alguns colegas que sao capazes de inventar coisas que nao acontecem e culpar alguem, isto tudo para conseguirem lugares de Chefias na Instituicao.
    seria muito importante transferir alguns funcionarios para exercerem as suas profissoes longe das suas terras de nascimento, que sabe assim os fofoqueiros parem de inventar mentiras para atrapalhar a carreira dod outros.

    ResponderEliminar
  45. Forca Magnifico Reitor
    ja e tempo de ver alguns chefes. Muitos deles nao tem respeito com os estudantes e nem seus colegas, principalmente aqueles que estao nos cargos que nao entendem.

    ResponderEliminar
  46. Brasil: Estado do Paraná



    Prof. Dr. Rogério José Uthui
    Universidade Pedagogica
    Saudação educacional!



    Solicito informação: Sucintamente.



    Há possibilidade de solicitar matrícula para o Doutoramento em Ciências (PhD) na forma de Educação à distância?



    Obs: Meus títulos de Graduação e Pós-Graduação realizados no Brasil são Legalizados pelo MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br).



    Não estou conseguindo enviar em e-mail/anexo meus diplomas.



    Aguardo contato.



    Att,



    Dr. Edson Luis Garcia, Msc.



    Msc. em Desenvolvimento Humano;

    Pós-Graduado em Educação à Distância - Formador de Tutores;

    Nível Superior: Bacharel em Ciências Biológicas/Biotecnologia (Biólogo).

    Licenciado Ciências Biológicas (Professor).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Dr. Edson, reencaminhei o seu assunto ao meu colega Pró-Reitor para a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Inclusive escrevi um mail para o senhor como forma de abrir caminhos para esclarecimento das suas dúvidas. Donaciano

      Eliminar
  47. Meu e-mail: bio.garcia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  48. Magnifico Reitor!
    Agradeço a oportunidade que V. Magnificência criou para que os demais possam dar o seu contributo para o desenvolvimento da nossa GRANDE UNIVERSIDADE.
    Sou um ex-estudante desta Universidade, curso de Ensino de Matemática, em Maputo. Durante os meus anos de formatura senti, muitas vezes, que a maior parte dos docentes não tinha domínio dos conteúdos. Não importa mencionar nomes aqui, pois, não se trata de um tribunal mas um local de debate de questões pertinentes que visam melhorar a qualidade da formação dos futuros educadores.Na verdade, são muito poucos os professores “bons” de que tenho memória. A base dos docentes daquele departamento é formada de licenciados, recentemente graduados, sem a mínima experiência no ensino, e mesmo os outros antigos sempre mostraram grandes dificuldades. Sei que há um projecto, se é que assim se pode designar, de formação de docentes na UP. No entanto, ainda continua a minha inquietação quanto às cadeiras mais “fortes”, tal como é o caso das análises matemáticas, álgebras, geometrias e estatísticas. Magnífico, o Departamento de Matemática mesmo para o caso em que tem uns PhD’s, eles são apenas licenciados em ensino de matemática e depois fizeram mestrado em didáctica de matemática.
    Como sugestão, a UP devia apostar na formação, por exemplo, de Doutores em análise, álgebra… para garantir a parte científica e os Doutores em didácticas de isto mais aquilo irão leccionar as didácticas específicas. Aliás, a vocação da UP é de formar professores.
    Antonio Matsena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Sr. António Matsena, queremos agradecer as suas contribuições e ideias para o melhoramento da missão da UP. É projecto da UP formar o seu corpo docente sim. Faremos questão de formar alguns docentes nas áreas que mencionou. Diz-se que a experiência faz o MESTRE. Por isso, esses novos docentes a quem chama de "amadores" pela maneira como leccionam acabarão ganhando modos de como ensinar com qualidade. Temos no nosso Plano fazer capacitações contínuas para os docentes irem-se ensinando uns aos outros. Esperamos mais contribuições.
      Donaciano

      Eliminar
  49. bom dia magnifico reito da up, venho por meio desta reclamar a morozidade na emissao de certificados por parte do do departamento do registo academico, me encontro licenciado desde junho do ano 2011 e graduei em abril do mesmo ano mas na altura da graduacao nao tive certificado e nem diploma ate ho que nao tenho nenhum desses documentos agradecia que me ajudasse excelentissimo magnifico, o meu nome e suale antonio celestino, Licenciado em informatica up nampula, o estudante que teve a intervencao em nampula quando sua excelencia reuniu-se com estudantes daquela delegacao e eu disse que a directora do registo academico devia fazer o que pio matos fez em quelimane, talvez seja porcausa disso que fui marcado, suponho isso.


    desculp magnifico pesso sua intervenssao no assunto. meu email, suale_06@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo embora se identifique com o endereço electrónico de suale_o6@yahoo.com.br, obrigada por se comunicar connosco.
      Queremos reconhecer que muitos reclamam a morosidade dos serviços do Registo Académico. Talvez seja por morosidade na entrega de notas por parte das Faculdades e Delegações. Não sendo assim, pode ser que como os certificados são feitos duas vezes ao ano seja esse o facto de não terem tido as suas notas na altura da emissão está o seu processo a espera da próxima leva que neste ano será em Maio para o primeiro semestre e Novembro para o segundo semestre.
      Não creio que seja por má vontade da responsável do registo académico como faz parecer. No entanto, podemos verificar se o seu certificado está já emitido e foi mandado para UP-Nampula.
      Não deixe de se comunicar.

      Eliminar
  50. boa tarde senhor reitor! saudacao, chamo-me por (ursula teresa Mabutana) vim por este meio perguntar-lhe sobre os certificados tanto de bacharel como tambem de licenciatura em que mes do ano, neste caso para este ano 2012 eh possivel adquiri-lo? sobretudo para provincia de Nampula. aguardo a vosssa resposta.

    atenciosamente: ursula teresa Mabutana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite srª Ursula,
      Boa saúde é o que mais queremos que esteja gozando. Antes de responder a sua preocupação queremos que nos diga, sendo nossa estudante, em que curso frequentou e quando terminou tanto o seu Bacharelato como a sua Licenciatura? Tendo conhecimento dessa parta saberemos dar uma resposta à altura da pergunta que nos faz.
      Esperando a sua colaboração, aguardamos.

      Eliminar
  51. Meu e-mai: tunosofrinho@hotmail.com
    Bom dia Magnífico Reitor, sou Fernando Sofrinho, producto desta que que é a mais espansiva e com melhor qualidade em termos de formação de quadros do país, o que neste momento me inquieta é pelo facto de estar a espera do meu Diploma desde o ano de 2009 até então, sendo assim, como a figura mais alta desta Universidade gostaria de saber se existe outro requisito para além de ter concluído a Licenciatura e ter pago os 1200,00mts que me foi cobrado pela U.P, e não só,os 200,00mts que eram pelas fitas que nunca chegaram a nos entregar, mas isso não tem importância mas, o meu Diploma sim, a não ser que o conselho cientifíco me retirou o direito ou para quando terei uma vez que estou a espera ja a 3 anos que nunca mais chega a seu legítimo proprietário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa noite!
      Tomamos conhecimento do seu caso. No entanto gostariamos de saber que curso fez? Em que Faculdade/Delegação/escola. Fernando Sofrinho é o nome Completo? Se não dê-nos o nome completo e que usa em documentos oficiais.
      Isso ajudar-nos-á a perceber a sua preocupação.
      Esperando a sua ajuda nesse sentido, aguardamos.

      Eliminar
  52. Magnifico reitor, tenho estado a par de tudo o que circula em torno do Professor Brito, director desta delegação. Reconheço a capacidade de liderança do Magnifico Reitor e a sua serenidade quando se depara com problemas desta natureza. Sou um pacato docente desta delegação, do departamento de ciências pedagógicas.

    As pessoas que prestaram informações, infundadas, ate que se prove o contrario, são as mesmas que estão, desde o ano passado, a encher o blog do magnifico com queixinhas. Não tire ilações precipitadas, Magnifico. Não julgue Brito por aquilo que este grupinho anda a dizer. Brito tem sido, ate hoje, o melhor líder que temos. Ate que eu não gosto dele pessoalmente, confesso, mas é um bom líder magnifico. É competente. É sensível ao problemas dos seus colaboradores. É comunicativo. É acessível.
    As pessoas que escrevem coisas feias contra ele, algumas são ambiciosas, porque querem atacar o poder, outras são saudosistas, que ainda " continuam a olhar para o céu, mesmo depois de Cristo subir ao ceu". Acredito que o magnifico reitor os conhece. Se não os conhece, procura saber que é Mangrasse, Adelino, Zainabo, Jackisson, Idalina. Estes são o centro destes todos os problemas. Mangrasse, desde o tempo de ivala aspirou à Direcção. Quer ser director a todo o custo. O manjor gerneral dele é Adelino e Zainabo. Todos são bem fingidos e fofoqueiros também. Maus.
    Adelino é um frustrado que vem do extinto IMAP. Transferiu-se porque perdeu a concorrência para a directoria daquele centro. Se acha que minto, pergunte-lhe. E na UP aliou-se a Mangrasse para junto com Zainabo assaltarem o poder.
    Jackson é sobrinho de Mangrasse e fazem a mesma ala. Mas o problema de Jackson já é outro. Precisa dinheiro, se não apanha dinheiro chantageia. Estas pessoas conseguiram fazer uma legião que anda a borrar gratuitamente a imagem de Brito. Se me perguntar, menciono-os todos. O grosso número pertence ao meu Departamento, o de ciências pedagógicas, local onde são afiadas as flechas e armas para matar Brito. Lembra-se do grupo de mestrado que fez carta anónima? todo ele é legião de Mangrasse.
    A solução não é tirar Brito do poder, é transferir essa grupinho para outras delegações, não serve para nada. Mesmo que nomeia outro director, se este grupinho continuar a assumir o protagonismo da instituição, e se ainda não ter ascendido ao poder, os problemas vão continuar. Todos os docentes da UP sabem de tudo o que eu tomei a coragem de escrever, mas temem represálias. O que escrevi agora, as pro­reitoras ouviram, duma forma fragmentada, aqui, quer na reunião com os docentes, quer com os chefes dos departamentos e com os directores dos cursos. Tomei esta coragem, porque vejo que, a historia de Jesus Cristo vai ter eco aqui: " matar o inocente e deixar os malfeitores a governarem". Tudo o que falei aqui não posso provar em tribunal, mas é uma verdade crua.
    Conheço pessoalmente o magnifico reitor, sei que no fundo vai dizer que não sou a pessoa autorizada para dizer o que deve fazer e o que não deve fazer, mas se julgar Brito por o que anda, esse grupinho, a escrever, estará a cometer um grande erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite sr. anónimo
      Um anónimo a escrever como escreveu não é para nós, um pacato docente mas um "dinámico docente" pela forma como conhece a Delegação de Nampula e com especial incidência na pessoa do Director da Delegação, Prof. Brito. Agradecemos a sua contribuição com pena de que em vez de nos ajudar a encontrar pontos de convergência, de união está a dar-nos pontos de divergência, de divisão. Nós queremos uma UP unida, do Rovuma ao Maputo e dentro das suas Unidades orgânicas, na sua diversidade e não dividida como nos parece estar a fazer.
      Se ainda tiver tempo de partilhar connosco e para uma governação aberta dá-nos outra face. O que o nosso "pacato docente" fez até agora para dizer ao Director Brito a existência dessa "gente ganânciosa do poder", como nos faz perceber na sua locução? É disso que nós queremos: pessoas honestas para dar cara no momento certo.
      Aguardamos mais algo para maior aprofundamento dos assuntos.

      Eliminar
  53. Boa tarde magnifico reitor, em primeiro lugar parabenizar pelas mudancas que ocorreram no curso de GADEC pois trouxe nova endumentaria e esta mais perceptivel.
    De salientar que poderiam dar Introducao ao Direito antes de termos o Direito do Ambiente poeque entramos em contradicoes pois nao sabemos consultar a lei. continuem a melhorar a UP para que nos sintamos cada vez mais orgulhosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Gata Selvagem, gostamos de receber também elogios pois estamos a fazer tudo para termos sempre bom trabalho. Continue assim mandando-nos observações para continuarmos a melhorar e pôr a UP ao serviço de todos e da sociedade moçambicana, com a QUALIDADE exigida e esperada numa Institução de ensino superior.

      Eliminar
  54. Bom dia senhores Reitores! Venho por este meio congratular a instituição pela actual rapidez no processo de elaboração e emissão dos certificados, mas tenho aqui uma nota que seria relevante nesse processo de emissão que portanto usassem os nomes que estão nos BILHETES DE IDENTIDADE AO INVÉS DOS QUE ESTAO NO SISTEMA, para constar no certificado, uma vez que estes nomes nem sempre estão perfeitamente escritos no sistema dai que aconselho que usa-se os nomes que estão no BI eu particularmente sinto-me lazado porque meu ultimo nome foi trocado uma letra no certificado ao invés do “G”, escreveram o “Q” e eu escrevo da província e sou obrigado a devolver o certificado para Maputo para escreverem correctamente o nome, portanto correndo o risco de perder-se o certificado e nunca mais o ter e consequentemente perder as oportunidades de emprego, e a minha duvida ou seja a minha preocupação é quando devo devolver esse documento devo reconhece-lo e devolver o reconhecido e o BI ou devo devolver o certificado original? Tendo em conta que nem sempre esta se elaborar os certificados aguardo ansiosamente a vossa resposta.
    Nota: fui ao registo académico da minha delegação e o nome lá este devidamente escrito, obrigando-me a acreditar que o erro partiu da sede, e estou aterrorizado porque (TAMBÉM ESPERO O CERTIFICADO DE LICENCEATURA E TENHO MEDO QUE O NOME TAMBÉM VENHA NOVAMENTE MAL ESCRITO).
    Desculpa por ter estendido demasiado o discurso e espero que tenha me entendido. obrigado.
    A vossa reposta se possível podia ser enviada também a este emal: naotemosnecessidades@gmail.com

    ResponderEliminar
  55. Magnífico Reitor
    Chamo-me Manuel Adriano Tiano e estou participando neste debate motivado por uma multiplicidade de fatores.
    a) Mesmo que de forma indireta nalgumas circunstâncias trabalho no setor da educação desde 1996;
    b) Estudei e colaborei na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula entre 2002 a 2007.
    c) Estou preparando-me para iniciar uma carreira profissional em Educação, ou seja é me bastante importante fazer acompanhamento do dia-a-dia de assuntos sobre a Educação, particularmente a nossa moçambicana, e especialmente o Ensino Superior.
    Primeiro congratular a Reitoria da UP pela abertura que demonstra aqui, pela utilização inclusive das tecnologias, fato que permite-nos contribuir para o fortalecimento da democracia institucional. Aliás outro dia em conversa de café, e um comentário no facebook atribui um bom sinal a indicação de 3 novas figuras na Reitoria sob designação de Pró-Reitores.

    Relativamente a iniciativa, ocorre-me observar o seguinte(penso que a comunidade está a altura de perceber): Porque os assuntos não são propostos para colocação por eixos temáticos, tomando em conta o interesse da Reitoria em procurar cada vez mais servir? Imagino que desse lado consigam classificar, mas para nós cá fora da instituição seria bastante útil, (pessoalmente calhei com este blog a procurar outro assunto na internet sobre a UP) e até fazer uma pré avaliação das questões centrais levantadas pelo vosso público.

    ResponderEliminar
  56. UP NAMPULA NO BLOG
    Os assuntos da UP Nampula no blog tem um elevado recorde, e pelo fato de a conhecer como estudante, conhecer as figuras mencionadas nos comentários como colegas da época, professores investi meu tempo a ler e ocorre-me dizer o seguinte:
    a) O que está acontecendo trata-se de uma atitude quanto a mim normal, típica de uma realidade que os estudiosos de organizações escolares a enquadram sob designação de Escola como Arena Política. De fato no seu livro intitulado Imagens Organizacionais da Escola, o Professor Jorge Adelino Costa, da Universidade de Aveiro, onde atualmente estudo, apresenta-nos algumas ideias de como são os ambientes escolares se não vejamos:
    – A escola é um sistema político em miniatura cujo funcionamento é análogo ao das situações políticas existentes nos contextos macro-sociais;
    – Os estabelecimentos de ensino são compostos por uma pluralidade e heterogeneidade de indivíduos e de grupos que dispõem de objectivos próprios, poderes e influencias diversas e posicionamentos hierárquicos diferenciados;
    – A vida escolar desenrola-se com base na conflitualidade de interesses e consequente luta pelo poder;
    – Os interesses (de origem individual ou grupal) situam-se quer no interior da própria escola, quer no seu exterior e influenciam toda a actividade organizacional;
    – As decisões escolares, tendo na base a capacidade de poder e de influencia dos diversos indivíduos e grupos, desenrolam-se e obtêm-se, basicamente, a partir de processos de negociação e,
    – Interesses, conflito, poder e negociação são palavras – chave no discurso utilizado por esta abordagem organizacional.

    b) Ora, o que enumerei atrás é a visão simplista do fenómeno via livro, o que serve apenas como ferramenta para perceção e atuação. E a meu ver todo o julgamento a fazer pela Reitoria dos acontecimentos da UP de Nampula deverá ser baseado na compreensão da realidade escolar, que neste caso é típica, juntando a isso o nível de proximidade que a direção encabeçada pelo Professor Brito tem com os resultados que se lhes foram pedidos pela Reitoria.

    c) Por outro lado apetece-me dizer que esta forma de vida é tão antiga lá na minha UP de Nampula a ponto de recordar-me das chamadas que se faziam ao Reitor Machili, queixando sobre procedimentos de vida e trabalho durante a direção dos Profs Ivala e Bonnet. Eu mesmo fui em plena aula de Docência Universitária denunciado de uma prática que não a fiz(vender horários no Departamento), foi muitas vezes questionada a minha integração em eventos institucionais se eu era somente estudante da UP….Penoso é que tudo era por forças do anomimato, fato que ainda se mantém constante até hoje, levando em jeito de fecho dizer o seguinte:

    d) Aos meus amigos de Nampula: Recordem-se que uns estão aí por emprego, um emprego que não se pode perder, nem fazer outros perderem por mentiras. Além do emprego, estamos diante de uma marca dentro da família UP que criamos, a marca UP Nampula, algo que vocês deviam prezar, valorizar e assumir como vossa. Se há luta, intriga, SIM SENHOR, mas tem que ser em arena aberta, direta, e usem vossos pequenos colégios para participar(curso, departamento, coletivos, etc), porque ANONIMATO e denúncias infundadas é cobardia meus senhores que pode nos levar ao risco de cinzentar a imagem da UP e até ficarmos sem alunos.

    e) À Reitoria votos de que continue a trabalhar dentro do vosso lema democrático e espero sinceramente que ajudem as pessoas a fazerem as coisas acontecer….recordem-se que “aquila non capit muscas” ou a águia não come moscas; uma pessoa de espírito superior não se preocupa com ninharias, e creio sinceramente que estão conseguindo separar o trigo do joio.

    Obrigado
    Manuel Adriano TIANO, 25 de Maio de 2012
    mtiano@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. TIANO, prazer é todo nosso receber de pessoas que passaram por nossa UP elogios e alertas. Bem haja por isso. Estamos consciente e alertas para o que de mal possa acontecer para manchar o nosso BOM nome que ganhamos com muito trabalho e dedicação. Não é por acaso que hoje estamos onde estamos: SOMOS, COM MUITO ORGULHO, A MAIOR UNIVERSIDADE DO PAÍS e isso conquistou-se, conquista-se com trabalho. É normal que haja pessoas que queiram negar isso para elevar a sua própria imagem. Vamos continuar a trabalhar.
      Agradecemos que continue a mandar-nos mas comentários, de tão longe Universidade de Aveiro. Quando vier a Moçambique visite-nos que teremos muito gosto em conversar consigo sobre a nossa UP.

      Eliminar
  57. Bom dia, somente dizer que eu sei que é difícil ler e responder a todas as perguntas que são feitas pelos internautas do blog, mas eu creio que as respostas deviam ser dadas de acordo com o grau elevado de preocupação, eu fiz uma pergunta que da minha parte achei importante para mim ( e que se calhar apoquenta a muitos), mas no entanto foi saltada e não foi respondida e deveras senti-me descriminado, mas mesmo assim estão de parabéns por criar este blog para interagir. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Anónimo,
      De que pergunta se está a referir? Por ser anónimo é nos difícil recuperar qual foi a pergunta pois anónimos são muitos. Queira, por favor repeti-ls?
      Bom trabalho.
      Donaciano

      Eliminar
  58. Boa Noite.

    Magnifico,
    A matricula e a inscrição devem ser feitas
    no princípio do ano, porem para os estudantes
    que pagam propinas por vezes é difícil faze-lo
    quando se encontram endividados. A condição inicial
    é que todos estudantes estejam com o saldo 0 para
    poderem efectuar a matricula e inscrição. Neste momento
    enfrentamos um problema sério em fazê-lo pois ja não é
    possivel fazê-lo. Logo, nós, mais de duas duzias de
    estudantes encontramo-nos em situação crítica de ter
    participado nas cadeiras, sido avaliados e agora
    interditos até de ir à sala de exame.
    Embora a nossa situação seja desvantajosa:
    O que é possível fazer? Como devemos proceder?
    Estamos em tremendo desespero, pois a outra massa
    esta prestes a terminar o curso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite anónimo,
      É dificil responder com objectividade pois não sabemos se o anónimo é do novo curriculo ou do antigo curriculo.
      Nãso sabendo, portanto, com quem estamos a falar só nos resta dizer que leia a circular e junte a essa o Artigo 6, nº 6 do Regulamento Académico da UP. Caso queira ter uma resposta personalizada identifique-se, pelo dizendo de que currículo e curso está a frentar e quando entrou na UP.
      Donaciano

      Eliminar
  59. Caro Magnifico Reitor/comentaristas,
    entrei como anonimo pois nao consegui outra forma. sou Gelane L Madjibui e ja fui uma vez docente da nossa bela UP.
    Tomei o conhecimento da existência deste espaço a partir dum amigo. Como qualquer um faria, por curiosidade decidi acessar e ler os tristes assuntos aqui tratados.
    O grande problema é que parece existir pessoas que querem falar de alguns assuntos mas não querem dar a cara – dai, que para mim, levanta suspeitas do perfil do queixoso. Não estou aqui para refutar ou aceitar os comentários por elas deixados. Digo isto porque existe um comentarista que diz ter sido um docente do curso de Inglês. Esta afirmação remete á algumas pessoas a ideia que eu tenha sido o responsável pelo comentário. Não tenho medo de represálias mas apenas quero deixar claro que em nenhum momento tive a ousadia fazer comentários de tamanha vergonha não pelo conteúdo mas pelo espaço onde tais comentários são deixados. Tenho pessoas que apostaram e acreditaram em mim assim como também tenho os que admiram em mim e não quero desiludi-los com comentários, que mesmo que pareçam reais/irreais, estão no lugar inapropriado.
    Quem de nós, quando o quarto está sujo, corre para informar os vizinhos e mundo todo que o quarto onde dorme esta uma pocilga? Se é a esposa que não limpou, ele chamá-la-ia e conversaria com ela. Da mesma forma faria se a responsabilidade fosse do rapaz/empregado da casa mas acredito que nunca diria aos vizinhos que teve tosse porque o quarto está cheio de poeira.
    Que se encontre uma outra forma de discutir estes assuntos. Recordem-se que é frequente muito antes de se ter a oportunidade de mostrar em prática, as pessoas perguntam onde fomos formados. O nome da instituição leva as pessoas a fazer conclusões sobre as competências do questionado.
    A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA É ORGULHOSAMENTE NOSSA. Bem-haja a UP por longos e longos anos.

    Gelane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Dr. Gelane,
      Agradecemos a sua contribuição construtiva e ao mesmo tempo sincera pois não precisou ser anónimo para dizer o que disse. Muitas vezes por detrás de um anonimato há algo de COBARDIA ou medo de assumir as consequências do que diz.
      Infelizmente existe muita gente assim.
      Sim a UP É ORGULHOSAMENTE NOSSA COM A MARCA MADE IN MOZAMBIQUE, sem dúvidas.
      Donaciano

      Eliminar
  60. Gostaria, primeiro de agradecer a disponibilização deste espaço para um contacto directo com o Magnifico. O meu colega, o chefe do departamento anónimo, falou de alguns aspectos muito importantes que acontecem nesta delegação. Eu não quero retomar esta linha de pensamento que, apesar de concordar com ela, aumenta ainda os conflitos entre as parte envolvidas.

    Desta vez, quero falar da pro-reitora para área de Graduação. Percebo que para se aceder a um cargo desta natureza, tem de se ter confiança com as pessoas com as quais se trabalha. E não sei se a referida pro-reitora responde a este requisito. Ou seja, não sei se o magnifico propôs a nomeação dela para este cargo por confiança.
    Na reunião que a pro-reitora teve com os chefes dos departamentos , ela mostrou um comportamento bastante esquisito que pode, ao invés de solucionar os problemas que lhe são colocadas, afastar mais as pessoas em conflito. Na referida reunião, o MA. Tarcisio, que responde pelo Departamento de Registos académicos, queixou-se do mau relacionamento que possui com a sua superior hierárquica, a Eng. Magumana, tendo afirmado que, quando se dirigi ela, que é, naturalmente, um colega, trata-o mal, chegando ao ponto de o chamar de burro. Ora, perante a esta inquietação, que não acho ser oportuna legitima-la ou não, a nossa chefe-grande, a pessoa de confiança do Magnifico, respondeu o seguinte: «a Eng. Magumana é uma pessoa de confiança do magnifico reitor, mesmo que eu reporte este problema, não vai ser resolvido. Em Maputo, ela comporta-se assim e confia o Magnifico. Ela não só faz e desfaz, como também é racista»
    Veja so magnifico, estes pronunciamentos, a o invés de solucionar os problemas decorrentes da relação de trabalho, aumentam os declives existentes entre ambas as partes. O Magnifico deve estar a pensar que isto é mais uma mentira bem feita. Procure falar em confidencia com os outros chefes dos departamentos, vão exatamente reportar isso.
    Ora, onde reside a minha preocupação? É que advinho que esta preocupação não constou nem das actas nem do relatório da pro-reitora, o que revela, se essa minha perceção é correcta, que a informação que ela dá é manufacturada e não revela a verdade dos factos no campo; segundo, este comportamento ao invés de solucionar os problemas existentes nas delegações aumenta os conflitos e faz com que as tensões emergentes prevaleçam. Sei que quem gere o blog é ela, por isso vou enviar pessoalmente para o seu email, na esperança de que este comportamento não prevaleça no seu académico. Já adivinho que resposta terei.
    Os meus comprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite anónimo,
      Esta é mesmo uma carta dirigida pessoalmente ao Magnífico Reitor mas como sou eu que estou a tratar do BLOG estou na responsabilidade de reagir como faço com todos os outros Bloggers.
      Primeiro agradecer o tempo que se dispos a escrever a carta pois deve ter-lhe levado bastante tempo.
      É estranho que seja um anónimo fora da reunião que esteja a escrever de algo que nemouviu e nem presenciou como foi. A única coisa que tenho a verificar é que seja um dos Chefes de Departamento (Registo académico, educação à distância, serviços de documentação, o director do curso de educação à distância) e a Dir. Adjunta pedagógica substituta, presentes na reunião que poderia ter escrito algo que aconteceu naquele dia.
      Porque não pede a acta da reunião do dia para não dizer coisas que nem sabe como aconteceram? Mas como sempre tenho dito um anónimo é alguém que tem medo de se expôr porque o que está a defender é puramente não verdade. O MR a esta hora já deve ter lido o que o(a) senhor(a) escreveu. Mas para a segurança de que chegue mesmo ao MR é melhor, de facto, escrever um mail para ele.
      Qualquer coisa que queira dialogar comigo sem precisar de se esconder estou à sua disposição, aliás na altura que passei por Nampula deixei o meu nr de cel e endereço electrónico para todos os que se reuniram comigo desde os estudantes aos chefes de Departamentos.
      Cumprimentos.
      Donaciano

      Eliminar
  61. “Bom dia Anónimo,
    De que pergunta se está a referir? Por ser anónimo é nos difícil recuperar qual foi a pergunta pois anónimos são muitos. Queira, por favor repeti-ls?
    Bom trabalho.
    Donaciano” FIM DA CITACÃO


    Vou recuperar a pergunta Para vossa Excelência, o seja a preocupação e serie mais breve possível, eu estava me a referir dos certificados que aparecem com erros no nomes, o melhor que se devia fazer para impedir esses constrangimento desnecessário seria usar os monos que aparecem nos bilhetes de identidade, pois recebi o certificado de bacharel com nome mal escrito, e agora espero pelo de licenciatura e temo que também apareça do mesmo modo, que também este erro de grafia se estenda ao diploma, que coisa devo fazer para evitar isso e quanto tempo leva para rectificar os certificados, uma vez que se tem dito que os que são levados para a rectificação nunca mais voltam? e nem sempre se esta a imprimir os certificados, E agradecia mais uma vez que se usassem os nomes que aparecem no BI ao invés dos que estão no sistema (nem sempre estão correctamente escritos). Porque quando fui ao registo académico da minha direcção eles disseram que o erro partiu da sede, até porque no registo académico da minha delegação o meu nome esta correctamente escrita, mas já devolvi o certificado, desde já agradeço a resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Mais uma vez vou dar uma resposta incompleta pois preciso de falar com a Direcção do Registo Académico para averiguar como são tratados casos assim e quanto tempo leva um certificado para ser retificado.
      O que posso dizer é que quando a pessoa vai matricular-se pela primeira vez leva obrigatoriamente o BI como um dos documentos exigidos. O nome mal escrito significa algum erro na digitalização e talvez mesmo, por serem muitos, nomes alguma distração pelo cansaço. Mas como disse vou verficar para lhe dar uma resposta correcta.
      Donaciano

      Eliminar
  62. obrigado e fico aguardando a resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Espero que tenha tido uma boa semana de trabalho. Fui saber sobre o seu caso e realmente o erro na escrita do nome foi sem querer. É só tomar em conta ao número que temos de estudantes para se conseguir fazer tudp perfeito. O que posso garantir-lhe é que os documentos são tratados com muita seriedade. A troca de certificado em termos de colocar os nomes do BI não leva muito tempo desde que o seu pedicdo chegue ao registo académico. Como pode ver o seu certificado vai ser tratado logo que der entrada.
      Bom trabalho. Garantimos que para alguém se inscrever no RG precisa de mostrar o B.I por isso não há necessidade de grandes preocupações.

      Eliminar
  63. Bom dia! queria comentar sobre o sr. que disse que a eng.magumane Dir.Registro Academico e' racista.Queria lhe prg se ela e' racista porque ela esta casada com um mocambicano de raca negra ja agora??? segundo dizer que ela e' amiga do reitor isto e' pura inveja e a inveja e' um sentimento muito feio e so invejam os pauperimos que ao em vez de se empenharem no seu trabalho passam o dia a caluniar as pessoas.obrigado!

    ResponderEliminar
  64. Obrigado Doutora pelos esclarecimentos detalhados sobre está questão, teoricamente supriu os meus anseios, vamos ver na prática. Desde já uma boa semana de trabalho.

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde.

    Escrevo para fazer algumas questoes:

    Porque que a UP usa os docentes como se fossem tecnicos administrativos? digo isso porque as delegacoes mais concretamente da UPN ocupam os docentes a lancar notas dos estudantes, realizam matricula dos mesmo e colam pautas. Isso nao seria trabalho do registo academico? Os docentes ja andam sobrecarregados com as turmas e no final do semestre tem que corrigir os ultimos testes, elaborar exames, corrigi-los, publicar os resultados a tempo da realizacao da recorrencia e por cima disso deve lancar as notas de todos os estudantes e enviar ao registo academico que este por sua vez envia ao RA central para emissao do certificados. Como consequencia disso muitas das notas aparecem erradas.Entao qual e' a actividade do registo academico? uma vez que esse setor nem matricula realiza dos estudantes. Ha que repensar nesse mecanismo de trabalho.

    Att, Laura Fenhane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Laura
      Vejo que não conhece bem o funcionamento da UP...É claro que cada docente deve preencher a sua pauta (imagina se fosse outra pessoa). E deve afixá-la. Isso faz parte do trabalho dele. Neste momento a UP opera o Registo Académico mais sofisticado das universidades moçambicanas. Com uma base de dados de 42.000 entradas, imprimindo por ano 16.000 certificados de conclusão de nível e 5.000+ diplomas de licenciatura e mestrado, manuseamos mais informação que todas as restantes universidades juntas.
      A computarização está a atingir o nível mais alto, estando neste momento a estabelecer a comunicação entre as diferentes bases. queremos ter serviço acessível ao estudante por querry feito noi telemóvel, para certas informações simples. Sempre para facilitar o estudante...
      As matrículas são feitas logicamente pelo DRA. Tomara. Imagine se qualquer um matriculasse a qualquer outro quando entendesse.
      Acho que deveria se informar um pouco mais. Coloque a ppergunta na positiva e irei explicar muito mais. Agora assim como coloca, quer tentar ridicularizar algo que não conhece bem.
      Pena...

      Eliminar
    2. a PROPÓSITO DE rEGISTO aCADÉMICO E COMENTÁRIOS SOBRE PESSOAS.

      TENHO VISTO COM DESAGRADO QUE MUITOS USAM O NOME ANÓNIMO PARA INSULTAR OU PROVOCAR OUTRAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE DIRIGENTES DA UP.

      NÃO VOU ADMITIR MAIS.
      NESTE MEU BLOG, QUERO DISCUTIR IDEIAS E OUVIR E ATENDER PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS OU DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES POR PARTE DE ESTUDANTES, DOCENTES E CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO.
      IREI RETIRAR A PARTIR DE PRÓXIMO MÊS QUALQUER MENSAGEM COM CONTEÚDO OFENSIVO PARA QUALQUER OUTRA PESSOA.

      CASO TENHAM QUESTÕES PESADAS PARA COLOCAR USEM O EMAIL ruthui@up.ac.mz, ONDE PODERÃO DIZER TUDO O QUE PRETENDEM, DE FORMA SIGILOSA....E IDENTIFICADOS. PORQUE DEPOIS CADA UM TEM QUE RESPONDER POR AQUILO QUE DIZ.

      LAMENTO TER QUE AGIR ASSIM, MAS VEJO QUE NA UPN HÁ MUITOS QUE NÃO SABEM USAR BEM UM BLOG.
      BOA NOITE.

      Eliminar
  66. Bom dia,

    Quero parabenizar o Magnifico reitor pelo esforco que tem emprendido para a modernizacao da Universidade Pedagogica, concretamente na área de Registo Academico. Considero esse espaço importante para a interacao directa com a vossa magnificiencia com objetivo único de desenvolver a instituicao.
    Fui estudante dessa universidade e tive problema na emissao do meu certificado de Bacharelato, as notas apareceram erradas, isso bem abaixo do meu desempenho como estudante, demorando muito tempo para a sua emissao, só recebi depois de terminar o nível de licenciatura. Desta forma tive que me conter com as notas uma vez que pedi a revisao do mesmo e nunca mas o recebi. Do lado oposto houve casos de colegas que obtiveram altas notas nos seus certificados isso é de forma errada. Eu penso que a informatizacao do registo academico deve abrangir a base, isso é nas delegacoes uma vez que é de la onde surge os erros e sugiro que antes do envio das notas para o registo os estudantes deveria ter acesso as mesmas para possivel revisao ou um acompanhamento permanente das notas. Quanto a questao apresentada pela Laura, pelo menos quando eu era estudante (ate ao ano passado e pelos visto continua) eram os docentes que faziam a inscricao dos estudantes, o registo academico so fazia a matricula dos ingressos.
    Bem Haja a Universidade Pedagogica.
    Carlos A. W. Daniel

    ResponderEliminar
  67. Boa tarde MAgnifico Reitor

    Venho por este meio colocar a minha preocupacao, estou a meio do ano comn esta preocupacao relacionado a parte administrativa. NAo sei se e o momento proprio e espaco a propriado.

    ResponderEliminar
  68. Boa tarde Magnifico Reitor


    Estamos a meio do ano que a Delegacao de Niassa nao resolve nosso caso de ajudas de custo desde ano passado. Ja remetemos varios documentos a pedido de esclarecimento mas nao dao resposta, pedimos a vossa colaboracao para esse assunto.

    ResponderEliminar
  69. Bom dia anónimo da UP Niassa,
    O anónimo é docente, membro de direcção ou CTA para sabermos como estudar o assunto. Pois não sabemos de que ajudas de custo se refere.
    Esclarece-nos que nós faremos a nossa parte.
    Cumprimentos.
    Donaciano

    ResponderEliminar
  70. Senti-meonrado por ter recebido o diploma nas maos da prof. Dra: BENDITA DONACIANO, uma vez que sou fam dela pela habilidade na escrita e na gestao do blog, e pela capacidade de mediar comflitos aqui, e dizer ao mesmo tempo obrigado a UP, por eu me ter formado aqui e espero voltar aqui para fazer outros nives, pois sou recem graduado na UPN, forca Up, idenpendentemente das fragilidades que uns querere demsotrar voces são melhores. Estou em anononimo porque é dificil registar aqui.

    ResponderEliminar
  71. Espertas Saudacoes Reitor da UP Dr. Rogerio Uthui

    sou Otilio Bambo, ex-estudante da Up-Gaza, gostava de sugerir ao Reitor, a possibilidade de desenho de um seminario na UP-Gaza ou se calhar a UP em geral, acerca da Lideranca e academia, sem objectivo nenhum, existe um desconforto na actuacao destes funcionarios.como dizia nos medias Dr. Casteano temos docentes nao academicos. agradecia a compreensao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite sr, Otílio Bambo. O sr. é que vai orientar o tal seminário? Porque não vai cinversar com a Direcção de Gaza e sugira para eles a possibilidade de um seminário sobre a tal liderança.
      É bom sabermos que mesmo ex estudante ainda pensa no bem estar da instituição mas sugeri algo para o Reitor fazer parece um pouco exagerado pois o Reitor sabe o que deve fazer, não acha?
      Continue ligado a nós se assim o desejar.

      Eliminar
  72. antonio Murapaniuaa Orera sacanja30 de Agosto de 2012 às 15:09

    venho, magnifco, denunciar o mau ambiete de trabalho que se vive nesta universidade, originado pelo dr. adelino e pelo dr. mangrasse.estes dois estao a criar um n'ucleo clandestino de caracter tribal. pertenco ao tal nucleo, porque me convidam, em algum momento, pra as conversas clandestinas. escrevo porque estou revoltado porque sinto que, para alem de o nucleo ter apenas o caracter tribal, funciona tambem como foco principal para procurar uma forma possivel de derrubar a ermelinda e brito dos respectivos cargos.o problema com brito 'e o facto de ele nao ser nativo de nampula e o problema com ermelinda 'e porque nao lhes d'a o dinheiro que eles precisam. acham-na muito chata.promovem igualmente um clima de insatistfacao no seio da classe docente, anunciando que quem retirou o horario de pos-laboral de alguns docentes 'e ermelinda e brito, o que, nao passa de uma grande mentira, uma vez eles acumularam as horas, atraves de alguns tarifeiros a que chamam de assitentes. no mes antepassado agitaram os funcionarios do CTA com direito a sopa, para nao tomarem a referida sopa, alegando que tem o direito de receber valores monitarios.actualmente, estao a preparar aquilo que chamaria um golpe final. possuem uma bomba preparada que julgo que dentro de poucos dias vai explodir, espera, que vera.sabe Magnifico, estes problemas que est'a a deixar crescer, porque sabe que existem, um dia vao te atingir e vai provar o veneno destas duas cobras, acredite.
    o que o bloguista disse 'e verdade. mangrasse pretende ser o director da institu,cao e o seu pedagogico, conforme falam nesses encontros, vai ser adelino. procuram, a todo custo, pretextos para manchar os nomes de ermelinda e de brito, para que quejam vistos como maus dirigentes. e nao estao sozinhos, possuem pesos pesados que lhes apadrinham. um dia que me convier, vou mencion'a-los.

    esses dois sao uns sem vergonha magn'ifico,retiraram a carga horaria de um docente de estatistica por a esposa de mangrasse ter excluido nessa cadeira. o professor existe Magnifico, nao estou a mentir, quando vier, pergunte ao docente. 'e muita baixaria junta que anda a ser protagonizada por estes dois monstros, no verdadeiro sentido do termo. De academicos nao possuem nada, se nao uns pequenos cursos de pos-graduacao em 'odeo e em inveja. o que falei aqui 'e de dom'inio de todos os docentes. grande parte de n'os, somos saudositas, sobretudo do tempo em aqui na up, esbanjavamos bom dinheiro por tudo e por nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde sr. António Macanja. Gostamos de resolver problemas mas de uma forma honesta e sem intrigas. Pelos vistos o sr. conhece muito bem as 4 pessoas que menciona na sua denúncia. No entanto, fiquei a pesquisar para saber se o sr. é docente ou é estudante ou é CTA e ninguém soube dizer-me. Para tal preciso que se identifique para testarmos a veracidade dos factos. Mande a sua identificação verdadeira para meu email benditadonaciano@yahoo.com.br. Espero a sua colaboração para estancarmos de vez o que o sr. chama de "luta de poder".
      Obrigada pela colaboração.
      Saudações académicas.
      Donaciano

      Eliminar
  73. Boa tarde Magnifico Reitor

    Eu fui estudante dessa prestigiada instituição, tendo concluído com sucesso a Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desportos no ano de 2008.
    Actualmente sou funcionário do Ministério das Finanças na área de Recursos Humanos, o que de certa forma não me encontro enquadrado na minha área de formação.
    O que gostaria de saber é:
    1. Posso me candidatar ao curso de Gestão de Recursos Humanos?
    2. Quais as vantagens que tenho uma vez que fui estudante
    dessa Instituição.
    Gratos pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde dr. Martins Mandlate, peço desculpa por ter parado um tempo sem relacionar-me com os Bloguers do Reitor. Respondendo a sua preocupação dizemos para a 1ª sim e não:
      Sim, fazendo a candidatura com um outro qualquer que não tenha ainda Licenciatura, seguindo todos os tramites legais de Ingresso na UP.
      Não, porque conhecendo a realidade do nosso país, com vastissimo universo de sujeitos para Ingressarem no Ensino Superior, estaria a ocupar lugar dum outro para também atingir o nível de licenciatura. Como pode constatar, encorajamos que faça sim um Mestrado na área da qual pretende, no seu caso Mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Assim estaria a beneficiar-se e a beneficiar a sociedade com as duas áreas do saber: Ensino de Educação Física e Recursos Humanos
      2 - As vantagens em tornar a estudar outra vez na UP seriam várias: conhece como a UP funcionam, como os docentes são e que métodos se usam predominantemente e, não menos importante, ter um sitema de equivalência de disciplinas, caso existam.
      3 - Caso opte pelo primeiro cenário, quero alertar pelo facto de estarem já a decorrer as Inscrições para os exames de Admissão para os diferentes cursos.
      Boa sorte pela decisão que quiser tomar.
      Saudações de um bom final de ano.
      Donaciano

      Eliminar
  74. Boa tarde, e cordias saudações, fui estudante desta prestigiada Universidade e conclui uma licenceatura, e gostária de saber como posso adquirir uma carta de recomendação (quais os passos que devo seguir encontrando-me na Provincia?) para uma outra Univesidade. desde ja um obrigado e aguardo a resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde anónimo, como é dificil responde a sua preocupação/pergunta. Em que ano foi nosso estudante? Que licenciatura fez? Carta de Recomendação para que efeito?
      Depois de nos responder as estas poderemos satisfazer a sua preocupação.
      Gratos pela atenção.
      Saudações académicas.
      Donaciano

      Eliminar
  75. Boa tarde,sou Laura. Eu quero me candidatar para o curso GADEC, nesta Universidade. Mas gostaria de saber o que o curso e mesmo. De que se trata, e o que significam as letras. Agradeco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Laura,
      Para quem quer Ingressar num ensino superior o ponto de partida está mal. O bom começo para quem quer iniciar um ENSINO SUPERIOR é saber realmente o que você quer estudar e não simplesmente candidatar-se a qualquer curso. GADEC significa Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário.
      Boa sorte.
      Saudações.
      Donaciano

      Eliminar
  76. Boa tarde Magnifico, meus parabens pela forma como tem digirido a UP, confesso que surprendo me a forma como a Universidade tem vindo a crescer fazendo com que algumas coisas venha a ficar desorganizadas. sou estudante de turma de AGE no regime Pos-laboral na UPNampula, andamos preocupado pela forma como tem sido o final de cada semestre. para sabermos a notas das cadeiras temos sempre que nos dirigirmos aos departamentos e um docente indicado nao sabemos por quem e' que ditas as notas e nos por detras do leptop dele... o mais preocupante e' que e' chamado estudante por estudante e no final diz que estamos em situacoes complicadas mas que pode nos ajudar a chegar ao exame mediante a um valor por ele estabelecido...
    ainda que nos esforcamos estudando no final diz que falta nos sempre alguma nota para irmos ao exame ficamos sem saber se o que ele diz e' verdade ou simplismente porque manipula as notas... ja tentamos nos unir para chegarmos a preocupacao ao Director para ver se podiam tornar publicas as pautas nas vitrinas mas alguns colegas criam barreiras pois eles conseguem pagar os valores que os docentes pedem assim vao ao exames e nos que nao conseguimos somos excluidos injustamente. gostariamos tanto que o Magnifico podesse nos ajudar a desbloquear essa situacao, pois os indices de corrupcao sao cada vez maiores na UPNampula. agradecemos a ajuda...

    ResponderEliminar
  77. Caro bloguer, um bom sábado para si e sua família.
    Tinha iniciado bem a elogiar o trabalho que a UP está a realizar em todas as suas unidades mas parece que se arrependeu para logo a seguir dizer que estamos a fomentar a desorganização. Não se arrependa de elogiar pois tudo o que disse é verdade: estamos a crescer e implementar qualidade em muitas coisas que vamos fazendo.
    Para o ponto que nos apresenta é o anómimo sabe que para os estudantes dos cursos de Pós-Laboral (principalmente os que têm dificuldades de pagarem a tempo as suas mensalidades)para saberem sobre o seu processo académico tem de passar pelas finanças para confirmarem se têm ou não dívidas. Sabemos que esse processo tem sido moroso e muitas vezes desgastante pois o sistema pode não corresponder como queriamos. No caso específico que apresenta do curso de AGE, em Nampula (e ainda bem que você mesmo disse que era do curso PL)as notas estão a ser feitas via directa, ditando-as, para os estudantes que estão com dívida zero. Deve ser por isso mesmo que pessoas da mesma turma/disciplina umas são ditas as notas e outras não. O mais correcto seria tira as pautas para os estudantes não devedores para evitar o que agora o anónimo está a fazer: trazer atona algo mal contado. Mas atenção, se realmente o que nos está a dizer que alguns para saberem as suas notas pagam algum valor monetário aí sim vamos ter de averiguar junto das pessoas visadas: desde os estudantes, os professores que ditam as notas, o Director do Curso e o Chefe do Departamento.
    Como vê, por tudo isto, não exite em continuar a elogiar a UP pelo trabalho que está a realizar.
    Um bom final para si, são os nossos desejos.
    Donaciano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, obridado sr. Donaciano, festas felizes e um prospero ano novo e' o que desejo a todos... nao estou a querer dizer como deve ou nao funcionar a UPN cada instituicao tem suas regras,mas agradeceriamos se fizessem o mais "correcto"(tirar as pautas para os estudantes não devedores) a via "directa"('ditando-as'), talvez devia ser usada para estudantes que nao tiveram sua situacao finaceira regularizada a tempo regular... esperamos que o ano 2013 seja diferente que as pautas sejam fixadas... obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

      Eliminar
    2. Oi anónimo. Donaciano é o apelido da nossa Pró-Reitora para a Graduação (PROGRAD) que se chama Bendita, portanto, uma senhora.
      Quanto à sua ideia, gostaria de informar que estamos a iniciar 2013 com algumas inovações na área de gestão académica que p+assa a ser mais informatizada. De facto, estamos a desenvolver um sistema chamado e-Dondzo, que inclui a possibilidade de inscrições directas on-line, consulta de pautas e resultados de testes pelos estudantes directamente na página web ou via sms. Isso irá melhorar bastante o tratamento dos processos académicos e diminuir o trabalho no nosso frontdesk.
      Tamos a mudar.
      Uthui

      Eliminar
  78. Boa ilustre reitor, antes de mais nada, desejo a si e sua familia 2013 cheio de realizacoes! Eu sou novo estudante da UP Delegacao de Gaza em lic. Contabilidade e Auditoria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Bom ano para si também.
      Este ano temos muitas novidades no nosso proceso de gestão académica e que serão publicitadas mais tarde, lá para o mes de Maio.
      Bom trabalho para si.
      Uthui

      Eliminar
  79. Bom dia Magnifico, sou estudante da UP, tive que anular a matricula por forca do despacho 01/12, e neste momento estou no processo de reativação da inscrição e propinas , tendo talões de deposito que havia adiantado no ano transacto qual e o tratamento que se pode dar? sera que são validos ? o k devo fazer? ( incricao semestral e propinas equivalente a 4 meses).
    Cordiais saudacoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia anónimo!
      Esperamos que tenha resolvido já a sua preocupação. Se ainda não resolveu vá ter, por favor, com a Direcção e/ou repartição de Finanças e/ou Registo Académico para se esclarecer sobre o assunto.
      Um bom trabalho e a certeza de que será atendido.
      PROGRAD

      Eliminar
  80. boa tarde Magnifico
    sou filho da casa, docente...
    como vai a nossa casa? tenho inquietaçoes a colocar, infelizmente nao queria falar aqui, mas sim frente a frente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Abdul Magide.
      Obrigado por me procurar. Estou disponível de várias formas: blog, email (ruthui@up.ac.mz), facebook e por audiência.
      Podes explorar cada uma destas formas. Tudo funciona. O email é mais pessoal, se quiser. A audiência pode demorar dependendo da agenda. Sabes, há visitas, viagens, aulaas, reuniões e actividades de representação da UP entre outras "timeconsuming".
      Mande email.
      Bom trabalho.
      Uthui

      Eliminar
  81. Muito bom dia Magnifico Reitor
    Espero que com esta preocupação seja feita a justiça o mais cedo possível dentro das suas possibilidades isto para dizer ate próxima semana dia 11/03/2013 sinceramente temos que sair do DOM BOSCO o mais cedo possivel.
    O assunto e assim: Sou estudante do 2o Ano do curso de GADEC em Tete e com muito prazer de ter este precioso curso tão excelente para quem quer saber O SIGNIFICADO REAL.
    Foram feitas inscrições sem sobressaltos dispenso comentário. So que chegando o dia da verdade sinceramente escrevo com lágrimas no canto de olho o que estamos a viver na realidade não confirmo quando diz e a maior universidade do pais so pela maneira e forma como estamos sendo tratado neste ano.
    E verdade nem todos somos iguais mas o sonho não falta. Sabe o que eu quero dizer? Sinceramente, sinceramente repito estou com uma lágrima no canto do olho.
    Ora vejamos, porque que somos penalizados em assistir aulas num lugar que nem os próprio donos não estima? Falo das Salas do DOM BOSCO!!!!!!!!! Por favor visite-nos antes que isto crie-nos uma amargura no pensamento.
    Ha um proverbio que diz" Que perde e homem e quem ganha e homem" Peco tomar nota meu Magnifico reitor.
    Tudo quero indagar sobre como somos tratado com guardas, o acesso dos nossos meios no recinto não somos admitido, agua eu juro ninguém sabe onde se localizar torneira, iluminação a pior desgraça do pais, salas péssimas,o soalho cheio de poeira com maior probabilidade de aumentar ou mesmo surgir caso de tuberculose, ventilação péssima como não bastasse corrupção dos guardas para controlar nossos meios neste caso carros querem Dez meticais para fumar um cigarro eu próprio fui feito o pedido e conheço bem o guardo, maltratado, desprezado como se fosse mendigo, discrepância de acesso dos meios isto quero dizer so Docentes que pode usar o recinto e nos descentes não. Porque? AFINAL DE CONTA QUEM PAGA A QUEM? E PORQUE NOS DISTANCIAR NO ACESSO DO RECINTO?
    Meu Pai Magnifico reitor, por favor, por favor queremos voltar a nossa casa ajude-nos o mais cedo possível.
    Se eu estou a exagerar por favor eu quero sair em anonimato mas peco que venha a Tete e visite-nos estamos mal em termos das condições oferecidas. Estou com lágrima no canto do olho.
    Afinal que mal fizemos?
    Temos problemas secreto com a UP?
    So para ver outro ponto mas triste, muitas brochuras para fotocopiar, mas a nenhum canto temos maquinas fotocopiadora. Que mal fizemos nos PAPA!???? Ajude-nos. agora são gotas de lágrimas por não suportar.
    Para terminar caso me responder eu sairei ao publico e repetirei mesmas palavras não estou a exagerar mas sim uma realidade que da para sentir.
    Sou estudante de GADEC em Tete 2o ANO e com muita forca de progredir com meus estudos.
    Seria muito bom visitar a tal ESCOLA DOM BOSCO eu acredito meu Magnifico reitor sairá com uma lágrima no canto do olho.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  82. Magnifico reitor,o que tenho é sou agradecer o esforço que a UP, tem dado eu fiz o meu curso em tempo recorde de contabilidade e auditoria. um abraço. Arone Canda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que está satisfeito com o seu desemppenho e a colaboração da Up na sua formação em tempo record. Oxalá tivessemos mais estudantes assim.
      PROGRAD

      Eliminar
  83. Boa noite Magnifico Reitor. gostaria de saber se o curso a distancia da UPN, vai ate licenciatura. Se vai, vamos iniciar neste ano ou proximo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde anónimo. Há perguntas que não precisam que seja o Reitor a responder pois a própria delegação pode dar essa resposta.
      PROGRAD

      Eliminar
  84. Sorry for the time Mr Chancellor. I am a student of English Course- Distance learning in Nampula. I am earger to know if this course goes up to Licentiousness degree, because the heads here in Nampula do not explain cleraly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I think our response to his colleague to serve you well. Good luck.
      PROGRAD

      Eliminar
  85. boa tard reitoria: me preucupa com a questao do funcionamento doas onde nao se blogo financeiro. a tempo que o sistema de cobranca das mensalidaddes passou a ser virtual ai comecou tudo mocambicano que parece que nao gostou com aquele metodo coloca dividas onde nao devia falhas falhas...ate que no acto de inscricao para o presoente ano 2013 algumas cadeiras nao inscostam no recib.a direccao procura sacutir este problema aos estudantes.o que se deve fazer uma vez que funcionarias nao tem o dominio do sistema....caso up quelimane

    ResponderEliminar
  86. Bom dia magnifico reitor: me preocupa com a questão do funcionamento serviço eDONDZO fomos dito que podíamos consultar nossos resultados neste site mas acontece que para acessar de acordo as instruções que recebemos ainda na nos fornece informações espero que nos instruam como entrar ou se ainda não iniciou pedimos que nos informe. bom trabalho Saurido(est. de Ensino A distá. curso de Física-Ribaue)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Saurido Cláudio, agradecemos por nos procurer para saber como trabalhar com o eDondzo. é preocupação de muitos mas pouco a pouco os outros colegas seus vão entrandpo na dinâmica do processo. Logo, logo, tenho a certeza estará entrando e saindo sem problemas no eDondzo. Estivemos a dias a explicar alguns colegas docents da UP-Nampula e penso que eles podem ajudar ao Saurido a tirar o "pesadelo" dentro de si. Há-de chegar o momento em que todos conseguirão trabalhar com o eDondzo, agora temos de ter paciência.lute mais!....
      PROGRAD

      Eliminar
  87. Boa noite Magnifico Reitor

    Sou estudante da U.P-Tete, 2o ano de Licenciatura em Ensino de Português com habilitação em Inglês. ao longo do ano por conveniência de serviço, fui transferido para Maputo de seguida submeti o pedido de transferência para U.P-Sede concretamente nos finais de fevereiro do ano em curso, só que de la ate aqui nem agua vai nem agua vem e quando me dirijo ao registo acadêmico para pedir esclarecimento a respeito do mesmo o chefe do registo acadêmico só se limita em dizer que ainda estamos a espera da resposta da confirmação da existência da vaga. tendo acontecido isso tudo, com todo respeito formulo as seguintes questões ao magnifico reitor:
    1-Quanto tempo leva uma petição dessas para se dar o seu desfecho?
    2Jja passam 4 meses a resposta nunca vem e por mais quantos meses tenho que aguardar?
    3-Atendendo e considerando a especificidade do meu caso em função dos documentos apresentados não podia ser tramitado mais rápido possível?
    4-De referir que no meu serviço já foi instaurado um processo disciplinar devido as faltas que estou a cometer desde janeiro ate o momento, o que tenho que fazer para atravessar esse problema em detrimento do meu serviço?
    Para não falar das demais implicações que poça sofrer futuramente caso deserto da função publica sem motivo justo e procedimentos legais plasmados no estatuto geral dos funcionários e agentes do estado, que são do conhecimento do magnifico reitor

    Para terminar pedir a intervenção do reitor nesses aspectos porque é uma burocracia ou morosidade que não só apoquenta a mim, mas sim toda a comunidade acadêmica o que pode determinar a desistência de muitos estudantes.

    Saudações acadêmicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, estudante de Tete. Por ser um assunto que queremos perseguir de perto para saber o que realmente está a acontecer. Peço que vá ter connosco à Pro-Reitoria para a Graduação e se identifique o nome e quando. Há coisas que passaram que deviam ter sido resolvidas. Procure-nos, portanto.
      PROGRAD.

      Eliminar
    2. Boa noite!

      Importa me antes agradecer a vossa pronta intervencao nos assuntos que mexem com a massa academica e desde ja peco endereco da Pro-Reitoria para ter continuidade do mesmo tal como recomenda a vossa excelencia

      Obrigado!

      Eliminar
    3. O endereço electronico da Pro-Reitora para a Graduação (PROGRAD) é bdonaciano@up.ac.mz.
      Boa noite.
      PROGRAD

      Eliminar
    4. Peço o endereço electrónico da Pro-Reitoria para pós-graduação
      Boa noite

      Eliminar
  88. Acho que dentro da Universidade deve se lutar contra o egoísmo. Têm se verificado uma forte cobardia em alguns sectores. Não se explica que um serviço que está dentro das competências de um Técnico seja feita por um Director principalmente quando esse trabalho vai decorrer fora da Cidade. Houve Assinatura de Memorando na semana passada e quem da Universidade esteve para registar o momento?

    ResponderEliminar
  89. PSICORG/
    Boa tarde magnifico Reitor
    Em primeiro lugar , agradecer imenso o espaço concedido para interaccao convista a melhorar o ambiente educacional e tramitacao administrativa e entre outras questões.
    a minha inquietação tem haver com o filho mais novo o edodzo, este sistema e bem vindo mais antes no meu entender deveria Ater sido ensaiado antes ora vejamos:
    - o sistema nao reconhece todos os estudantes;
    - existem estudantes que são reconhecidos pelo sistema mas as cadeiras la existentes não coincidem com as que foram leccionadas durante o sistema.
    So estas duas anormalidade nos criam bastantes transtornos, salientar que sempre que termina um semestre a UP nos brinda com uma inovação que nos baralha, sendo esta uma época de exames ja pode imaginar os transtornos que acarreta.
    Apelar ao magnifico reitor, com o seu elenco para fiscalizarem o sistema de afixaxao de pautas ou edondzo ( se for eficaz),no sentido de informar a notas com atencedencia para a nossa programação, atitulo de exemplo hoje iniciam os exames, nem sabemos se admitimos, excluímos ou ainda estamos dispensados.
    Cordiais saudacoes

    ResponderEliminar
  90. e de louvar a iniciativa de poder comunicar com o magnifico reitor, visto que temos alguns docentes que maltratam estudantes, assim temos logo como fazer denuncia desta vergonha, porque ao ganhar emprego e feito um juramento que a maioria nao o cumprem.

    ResponderEliminar
  91. Boa tarde Magnífico Reitor, sou da casa sem mais dizer que existem sectores dentro da Universidade que precisam de uma reforma. Isto é: algumas individualidades levam a instituição como se já fosse deles. Faço votos que principalmente no sector das finanças seja revista porque não se explica o que está a acontecer. A tardia resolucão de pormenores alegadamente não merecendo a atenção deles porque encomodava no âmbito de reclamação da injustiça.Acho justo contar na primeira pessoa porque teria o prazer de indicá-lo quem disse que iria mandá-los sentar ensima dos meus documentos. jà tenho 5 meses com despacho posetivo e nada. Se achar pertinete ouvir-me na primeira pessoa agradecia porque estou cansado de esperar. Já tentei aproximar-me uma vez sem sucesso.Obrigado, aguardo retorno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite anónimo. Já que quer falar pode vir falar com a Pro-Reitora de Graduação para se fazer perceber no seu caso.
      PROGRAD

      Eliminar
  92. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR
    A preocupação dos estudantes desta Instituição esta relacionada ao pagamento da taxa de 1.550 e as suas multas no curso de Educação de Adultos e ensino de História no regime Semi-Presencial na UP de Nampula. Preocupa bastante porque os estudantes que passaram neste regime já não pagavam as tais mensalidades.
    Magnífico Reitor é verdade que "OS CURSOS DO REGIME SEMI PRESENCIAL " são pagáveis a 1550mts?
    Se são pagáveis porque cobrarem as taxas de multas. Este descontentamento até quando?
    Porque a manipulação do horário em tempo desacordado (no meio do mês)?
    Resposta tão Urgente.

    ResponderEliminar
  93. Magnifíco Reitor da Universidade Pedagógica: Prof. doutor Rogério Uthui

    Solicito a atenção de V. Ex. para o assunto que passo a expor:
    Tenho problema numa cadeira modular, só que por falta de conhecimento aprofudado sobre a existência das percedencias, me escrevi para as duas cadeira, nomeadamente:a que reprovei e a que percede a cadeira que reprovei.
    Mas depois de fazer o exame das duas cadeias, descubro, que não podia fazer a cadeia que precedi a que tem precedencia.
    Sera que segundo os estatutos da Universidade, isso, podera ser considerado como fraude académica?
    E se for quais são as possives penas?
    Agradecendo antecipadamente a atenção de V.
    Ex.a, apresento os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fraude académica coisa nenhuma.
      Simplesmente se não se permite que frequente a cadeira, então o sistema eDondzo não irá aceitar. Aliás, O sistema já não aceita caso não tenhas a«s pre condições satisfeitas...
      Não há penalização nenhuma. Simplesmente não conta e ponto final.
      Uthui

      Eliminar
  94. caro magnifico reitor.Saudações.
    Sou estudante da up-Nampula.
    Estou enfrentando um grande problema aqui, no que diz respeito a parte da secretaria. Faz três meses que coloquei um pedido de transferência para a delegação da beira por motivos profissionais (trabalho), e até a data de hoje 17 de Julho nem um resultado palpável. Já falei com a chefe da secretaria local e mesmo assim, nada de resultados, peço a sua intervenção.

    ResponderEliminar
  95. Bom dia Magnífico, sou da casa e sinto muita dor por não ver ou sentir resposta daquilo que são as preucupações. Afinal para que foi criado esse Blog? Temos muita vontade de trabalhar mas os chefes não nos deixam. Se não temos informação dos eventos que decorrem em toda a instituição é sempre pela mesma razão. Como é que a Reitoria não faz uso do Gabinete de Comunicação que criou?

    ResponderEliminar
  96. Boa tarde Magnifico. Somos estudantes do curso de Ingles a Distancia, em Nampula. Temos as seguintes preocupacoes:
    a) Estamos a terminar o quarto ano para bacharelato com muitas dificuldades, no que diz respeito a um laboratorio de lingua Inglesa;
    b) Temos a informacao de que teremos mais 3 semestres, em vez dos reais dois que podiam restar.
    c) Os nossos dados no eDondzo activaram na semana passada, nao saiam e mesmo assim quando entramos na situacao financeira do estudante, aparece com divida enquanto na realidade o estudante pagou tudo.
    d) E finalmente, pedimos ao Magnifico em insentivar aos vossos subordinados para velarem a situacao dos docentes que nao lancam as notas no eDondzo e que nao afixam pelomenos.
    Esperamos da vossa ajuda Magnifico.

    ResponderEliminar
  97. Boa tarde Magnfico. Sou estudante da UPN. Peco a retirada do Mestre Ricardo no Curso de Ingles. Mesmo que o estudante faca grande esforco ele nao reconhece, por exemplo, e normaal uma turma de 45 estudantes, passar um e unico. Nao so,quando avalia nao devolve as provas, corrige mal com maxima de 10; nao entrega as pautas a tempo para o estudante se preparar, principalmente no curso a Distancia. Outros exemplos, muitos estudantes do curso de Ingles nao defendem porcausa dele. Ate que foi chefe do departamento de Ingles e valeu a pena a sua demissao. E doloroso Magnifico, peco que lhe tire da UPN ou tem dar 1o ano so. Esta prejudicar a celula da UPN.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom bom...Acho que o seu pedido está mal formulado. Está certamente a apresentar problemas com relação ao docente Ricardo do curso de Inglês...Certo. Iremos ouvir o que se passa.
      Sobre instrumentos de controle, saiba que a UP já está a usar o eDondzo que é um sistema informático de gestão do registo académico do estudante e de outras coisas mais.
      Assim, sempre é possível vocês em tempo real seguirem o que se passa com as pautas e as notas a serem registadas no vosso processo e interagir com o Departamento do Registo Académico, o Director de Cuurso e a direcção de vez...sem esperar por expulsões de docentes.
      Está registado.
      Uthui

      Eliminar
  98. Bom dia magnifico reitor
    sou estudante da UP delegacao de Montepuez preocupa me a questao de precedencies estou no quarto ano nao irei graduar a tempo por causa de nao fazer uma cadeira do 3 ano pco para arranjr medida a esta situacao pior os do curso pos laboral que pagam mensalmente.

    ResponderEliminar
  99. magnifico reitor este assunto constitui o motivo da reducao do nr de estudantes do curso pos laboral particularmente o curso de HIPOGEP 4 magnifico seraque nao tem um tratamento especial para esses estudantes que pagam mensalmente? caso nao pdmos para que resolva este assunto o mais cedo possivel. UP Montepuez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registado.
      Entendo que estão com uma disciplina em atraso não é? Será discutido o assunto e resolvido. ter uma disciplina que não é leccionada no tempo previsto durante os 4 anos de duração de um curso é algo que acontece naturalmente numa universidade.
      O importante é poder-se resolver atempadamente...
      Saudações.
      uthui

      Eliminar
  100. Boa Tarde Magnífico Reitor

    De acordo com o Programa Curricular do Curso de Gestão de Comércio com Habilitação em Contabilidade e Finanças ou Marketing, está prevista a cadeira de Estágio Técnico Profissional para o primeiro semestre do quarto ano. Para o caso específico do semestre passado, esta cadeira esteve responsabilizada ao Mestre Joaquim Tchamo para a leccionação, não tendo se efectivado o programa pelo facto de a escola não ter conseguido colocar os estudantes a estagiar nas instituições de parceria com a UP. Por orientação do docente da cadeira e do Coordenador das Práticas Técnico Profissionais (Mestre Raimundo Alfandega Mateço), os estudantes procuraram individualmente vagas para o estágio, cabendo a ESCOG proporcionar a devida supervisão e entrega de documentos orientadores junto às empresas. Volvidos mais de três meses de estágio para alguns colegas sem nenhum acompanhamento,outros não estando a estagiar e sem nenhum esclarecimento pelo docente e pelo Departamento,nem mesmo pela Direcção da Escola, mesmo com as reclamações dos estudantes, peço em nome dos meus colegas para no vosso alto nível de decisão esclarecer a questão que inquieta aos estudantes, tendo em conta o tempo que falta para o fim do curso. Mais ainda sabermos que apenas o chefe de turma recebeu um documento orientador do estágio emitido pela escola, pese embora ter iniciado tarde o estágio em relação a alguns colegas.

    Aguardamos os vossos bons ofícios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Conversei com a Direcção da ESCOG no final do mês passado durante a visita que efectuei e fui informado que está na forja um modelo mais adequado que irá permitir a realização em tempo útil das PTP tanto na ESTEC como na ESCOG.
      Este modelo, contempla novas formas de estágio em ambiente empresarial virtual para o caso das ciências contábeis como é o teu caso...Tenho informação de que estaremos prontos dentro de semanas.
      Aliás, esta questão foi me colocada no encontro anual com estudantes da UP sede realiado em finais de Agosto deste ano.
      Acredito que iremos resolver de vez este problema...Ah..., ia me esquecendoÇ hoje, esta noite, vou visitar a ESCOG, no edifício dos Correios quero me inteirar do andamento das coisas por lá.
      Até lá???
      uthui

      Eliminar
  101. Boa noite Magnifico escrevo porque tenho comigo uma inquietacao, acredito que a mesma perturba e preocupa a muitos que se encontram na mesma situacao que eu, em 2011 a UP abriu concursos para contratacao de docentes para diversas faculdades, acredito eu que se abriu e porque a universidade precisava, so que agora depois dos nomes terem sido publicados no Bolentim da Republica somos marginalizados, a faculdade na qual concori, esta metendo alguns docentes que nao fizeram parte do concurso nos deixando de fora, e isso nos perturba bastante e ficamos sem saber onde recorrer, qual o procedimento a tomar. Magnifico agradecia que tomasse esse assunto a peito.

    ResponderEliminar
  102. Muito Bom dia, gostaria de saber dse o cursp de geologia tem pos-laboral?

    ResponderEliminar
  103. Magnifico Reitor
    Nao sou bolseiro, mas queria pedir apoio porque em Quelimane os bolseiros nao recebem suas bolsas desde semestre passado! Ha estudantes de outras Universidades que beneficiam de bolsas da UP em determento dos beneficiarios; Ha muitos problemas, sua intervencao e imprescindivel.

    ResponderEliminar
  104. Saudacoes reitoria! Estudantes curso a distancia da up pedem uma grande intervencao do reitor. Normalmente o fim do 5o ano seria o 1o semestre de 2014, mas assim aumentaram mais um semetre. veja o choro dos seus filhos, curso que vai 5 anos e 1 semestre, uki significa? choramos assim na vossa reitoria porque, quando procuramos saber com o nosso departamento nao tem havido respostas satisfatorias.

    ResponderEliminar
  105. Saudacoes Reitor!
    Estudantes do curso a distancia em Nampula, fizeram exames nas disciplinas em que segundo o programa sao anuais e a respeito disso fariamos no proximo ano 2014, e quando apresentamos esse caso ao departamento do EAD fomos ignarados. Nos como estudantes, temos o direito de saber o programa no que desaguaremos os seus efeitos positivos. Pedimos a vossa urgente intervencao ao departamento do EAD em Nampula porque estamos cansados com respostas duvidosas.

    ResponderEliminar
  106. bom dia, dizer k a up teve boa iniciativa por ter projetado o sistem Edondzo, pork facilita identificar estudantes que nao pagam as propinas, criando dificuldade da propria faculdade.

    ResponderEliminar
  107. Boa noite, Magnífico Reitor
    Venho através deste meio, sugerir para orientar os dirigentes das delegações, sobretudo, as novas para facilitarem os nossos concursos às bolsas de estudo passando-nos os documentos necessários, como por exemplo, uma declaração que confirma sermos docentes da UP.
    Com elevada estima e consideração.

    ResponderEliminar
  108. Boas entradas Reitoria! mais uma vez pedir ao reitor que o curso a distancia em Nampula iniciado em 2009 tenha o seu termino neste semestre para iniciarmos com os trabalhos finais. Magnifico, ve se reforce o departamento do EAD em Nampula.

    ResponderEliminar
  109. Boas entradas ao 2014! Reitor ainda choramos em Nampula no curso a distancia pela demora da correccao dos nossos relatorios do bacharelato cujo entregamos a partir de Junho de 2013. Pedimos que reforce o departamento do EAD em Nampula, gosatariamos que tivessemos o certificado de Bacharel o mais tardar ate Fevereiro de 2014.

    ResponderEliminar
  110. Vossa Magnificência, venho por este meio agradecer o exclarecimento da preocupação anterior.

    Séria de bom agrado que existisse um prazo na fixação dos resultados. Ora vejamos, há um número elevado de docentes " de mã fé ", que não tem entregado as avaliações a tempo, o mais agravante é de não colarem a pauta semestral, para no dia da realização de exame aparecerem com as pautas na sala de exame, com um número de excluidos elevado.
    Será importante que estes comportamentos não se transladam para o ano em curso, como está acontecer com certos docentes que as suas cadeiras não constam no edondzo, até hoje 13 de 01 de 2014, ainda não colaram a pauta de exame.

    ResponderEliminar
  111. Vossa Magnificência, venho por este meio pedir esclarecimento sobre este caso que me tira o sono.

    1 - Candidatei-me a para o curso de estatística e gestão de informação, pois laboral delegação de Maputo, o curso tem 60 vagas disponíveis.
    quando consultei a lista so eram 59 candidatos .

    e a UP diz que reserva-se ao direito de nao abertura dos cursos que nao tenham atingido o mínimo numero que são 60 candidatos admitidos.

    2 - Gostaria de saber o que vai acontecer connosco este ano.

    ResponderEliminar
  112. Boa tarde, MAGNIFICO REITOR

    Primeiro agradecer pela criação deste Blog,
    Sou residente na cidade de Quelimane, venho por este meio rogar a V.Excia se digne mandar autorizar a introdução do curso de Direito, na Universidade Pedagogica - Delegação de Quelimane.

    ResponderEliminar
  113. Magnífico,
    Estou preocupado com a questão dos sanitários na UP, especialmente na FCNM. As funcionárias de limpeza dos sanitários, no lugar de limpar trancam as portas dos mesmos impedindo o acesso a qualquer um. Até sanitários para estudantes estão gradeados (sera que cada estudante deve ter uma cópia da chave?).
    Chegou-se ao extreme de uma casa de banho que servia para docents estar fechada e transformada em escritório e lanchonete das senhoras de limpeza (têm coragem de lanchar em frente de uma fossa!), tornando mais complicado o acesso dos docents á um sanitário. Para necessidades menores, o docente tem que sair e procurer uma casa de banho aberta, podendo levar 30 minutos para conseguir, muitas vezes tendo que usar uma casa de banho de estudantes, compartilhando o mesmo sanitários com seus estudantes. Imagine magnífico um dia em que um estudante ou um docente estiver com problemas gástricos e necessitar de evacuar de imediato (uma diarreia ou um vômito), como vai se safar? E se for o caso de um visitante?
    Magnífico, mesmo as escolas primárias não fecham as casas de banho, mas afectam um funcionário para ficar de permanência a controlar as entradas e saídas e a forma de utilização das casas de banho. Na UP elas são trancadas senão vão sujar. Afinal, porquê contratar pessoal de limpeza para uma casa de banho que não se suja? Esse pessoal não está a mais na instituição?
    Com esta situação não vai acontecer um dia um indivíduo ficar borrado de urina, vômito ou diarreia? E isso pode acontecer com um docente!
    Vou parar de comentar para V. Magnificência por ler (falei muito!).

    Nvorokolo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem confirmo esta situaçao que Nvorokolo alega sobre os WC.
      E digo mais, as salas de aulas andam sujas, pincipalmente no 1º dia de aulas de cada semestre e nas segundas feiras, os funcionarios sentem o peso nas costas para a limpeza das salas, vemos docentes com panos e papeis a limparem as suas mesas, francamente.

      Eliminar
  114. Bom dia. Senhor reitor, estou muito indignado como o processo de inscrição dos alunos interno está ocorrer na cidade da Beira pois os aluno não podem o efectuar sem ter em posse os recibos anterior . Assim como que será para estes alunos que por um ano pagaram as propinas. Sem mais agradecia a sua atenciosidade

    ResponderEliminar
  115. Bom dia. Senhor reitor, estou muito indignado
    como o processo de inscrição dos alunos interno
    está ocorrer na cidade da Beira pois os aluno não
    podem o efectuar sem ter em posse os recibos
    anterior . Assim como que será para estes alunos
    que por um ano pagaram as propinas. Sem mais
    agradecia a sua atenciosidade

    ResponderEliminar
  116. Magnifico reitor

    Chamo-me Aico Luciano dos Santos, concorrente aos exames de admissao no curso de Sociologia. Magnifico reitor uso este meio como único meio de comunicar ao senhor a minha indignaçao ao saber que o curso na qual me candiditei não haja nenhum suplente a se inscrever, mas outros cursos tenham lugar a todos suplentes. Este segundo ano a candidatar-me neste curso e primeira vez a ser suplente. Magnifico reitor como suplente com a maior nota, pesso ao senhor que me ajude a integraçao ao curso. Magnifico reitor, nao sei se é o meio adequado a apresentaçao de pedidos desta natureza, mas foi único meio que obtive.
    Para tal, agradeceria o favor que me dasse qualquer informaçao apartir do meu email: aicolucianodoss@gmail.com

    ResponderEliminar
  117. Saudacoes magnifio Reitor. Me encontro numa situacao em que o Magnifico somente podera me esclarecer e se possivel dar uma solucao pra o meu problema.
    No ano de 2011 candidatei-me ao curso de Licenciatura em Ensino de Fisica com Minor a Electonica onde consegui entrar, isto em Nampula por conseguinte a minha terra natal, frequentei o curso por um periodo nao superior a tres meses posteriormente por falta de condicoes por parte da minha mae poder financiar os meus estududos que no momento era o meu unico suporte senti-me obrigado a cancelar a matricula e o documento foi despachado com sucesso e perdi completamente o ano.
    No ano seguinte isto no ano passado voltei a engressar e vi que as condicoes ainda continuavam as mesmas voltei a cancelar novamente conforme o regulamento dita no seu Artigo 6 no 2, e neste monento encontro-me a resirir em Maputo na casa de um tio que se pre dispos em financiar os meus estudos e eu como me interessei muito pelo curso que me encontrava a fazer e resolvi tentar novamente renovar a minha matricula e podertransfarir pra ca onde me encontro a residir e eu gostaria de saber se isso sera possivel ou terei que concorrer novamente.
    Ate que pedi pra quea minha mae podesse remeter odocumento de reengrecao e ela me diz que fez so que o documento ainda nao deram o despacho, nessas condicoes o que realmente posso fazer. Pesso desculpas caso haja retundancia no texto ou mau enquadramento das questoes... Agradeceria se a resposta fosse directoao meu e-mail: lechomuthete@gmail.com.

    Cordiais Saudacoes...

    ResponderEliminar
  118. boa noite magnifico reitor.Chamo me Nelson Sitivene Sevene, estudante do curso de PAGE na delegacao de Manica, enocntro numa situacao em que nao um pouco complicada por que todos os colegas do meu curso receberam o certificado de bacharelato, e so o meu nao veio. e quando vou procurar saber a razao o registo academico diz ha - vir, defendi em outubro de 2013 e ate hoje tambem nao recebi o certificado de licenciatura, consegyi uma vaga de emprego que me exigem o certificado e declaracao que eu tenho nao tem valor. estou desempregado e ja nao sei o que fazer e se nao entrego o certficado ate o final do mes de Março vou perder mais uma oportunidade de emprego.Pesso desculpas caso haja retundancia no texto ou ainda mau enquadramento das questao relacionada a certificado ... Agradeceria se a resposta fosse directo ao meu correio electronico - nsevene@gmail.com

    ResponderEliminar
  119. Bom dia Magnifico
    Somente queria desfrutar este espaço maravilhoso, parabenizando o seu trabalho, empenho e sobretudo a sua sábia orientação desta grande máquina universitária. Os parabéns são extensivos para a sua equipa de trabalho da reitoria e de alguns directores nas delegações, o da Beira é exemplo a citar.
    obrigado

    ResponderEliminar
  120. E LAMENTAR O QUE ACONTECE NA NOSSA UNIVERSIDADE ESPECIALMENTE NA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA.
    DESDE QUE COMECEI A FREQUENTAR A UNIVERSIDADE, EM TODOS OS SEMESTRES HÁ UM DÉFICE DE NO MÍNIMO UM DOCENTE, O QUE FAZ COM QUE A CADA SEMESTRE TENHAMOS QUE CUMPRIR COM UMA DISCIPLINA EM ATRASO. UM EXEMPLO, ESTAMOS SE DOCENTE PARA A DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO. COMO EXPLICA ISSO??

    ResponderEliminar
  121. boa noite magnifico reitor...apenas gostaria dee saber porque a up ministra cursos que nao tem nada ver com a pedagogia.._falo concretamente da faculdade de medicina..

    ResponderEliminar
  122. Boa noite magnifico reitor. espero que a minha inquietaco o encontre em ambiente de paz, saude, e seguranca no seio da familia. Esta reside na questao sobre as normas de avalicao na up. Sou cursante do regime a distancia, UP - NPL, e a pós tanto ficarmos a espera dos resultados dos relatórios desde junho de 2013, es que em Abril do ano corrente tivemo-los, porem com uma particularidade. A nota máxima atribuída foi de 13. Então a minha questão ee de saber qual e a divergência entre os estudantes do EAD e do regime regular, no q tange a normas de avalicao, uma vez que todos passam por uma rigorosa supervisão do trabalho? ou por outra porque existir a nota superior ao numero 13?

    ResponderEliminar
  123. Boa noite magnifico reitor, eu em particular quero congratular a direcção didáctica e deontológica que a Universidade Pedagógica oferece aos utentes principalmente a existência deste espaço aberto para dialogar com magnifico, em seguida gostaria de perceber o tratamento que se dá aos resultados dos concursos de ingresso as careiras de assistente estagiários fixado no ano passado (2013) na delegação de Gaza…com todo respeito…

    ResponderEliminar
  124. Boa Tarde Magnifico Reitor, nos somos estudantes de ensino a distancia no Niassa - Lichinga, curso de Ingles 4o ano Polo do Lago. Vimos por ste meio pedir exclarecimento quanto as multas que estamos a sendo cobrados no acto da iscricao enquanto ainda nao estamos no sistema.

    ResponderEliminar
  125. Bom dia doutor..sou de nacala...e estou e quero me ingressar na up mas no periodo demanha, o que faço para me ingressar? pedi esclarecimento aqui mesmo em nacal mas nada melhor me informaram.eu queria saber apartir das modalidades do pagamento,valor,e mais.ou poderia me dar o site onde poderei ter a tal informação?

    ResponderEliminar
  126. Bom dia senhor Magnifico Reitor, gostaria de ter um informação oficiosa a cerca dos contorno na emissão do certificado para o caso do novo curriculo. É porque sempre que me dirijo a Registo Académica cada dia recebo uma informação diferente, ora "venha proxima semana", "ora as actas ainda não foram enviadas" e outros. obrigado!

    ResponderEliminar
  127. Boa noite magnifico Reitor. Sou estdante da Unipedagogica delegacao de Nampula inscrito para exames de Conclusao de Curso de Fisca, Foi adotado o modelo Teorico oral e nao somos autorizados a fazer o ensaio como consta no Regulamento nem nos autorizama escolher um topico mas sim uma vasta gama que fomos fornecidos a citar: MECANICA, que contem os seguintes Itens: Cinematica do ponto material Dinamica da Particula, Dinamica do sistema de Particulas e Dinamica do Corpo Rigido; FISICA MOLECULAR E TERMODINAMICA, contendo: Gas Perfeito, Calor e Primeiro Principio da Termodinamica, Temperatura e teoria cinetica dos Gases. Maquinaas Termicas, Entropia e segundo principi da Termodinamica, Gases Reais e Vapores; ELECTRECIDADE E MAGNETISMO, contendo: Electrostatica, Leis da Electrecidade e Magnetismo e Corrente electrica Comntinua,
    De referir ainda que cada Item possui os seus subtemas. Neste momento gostaria de perceber apartir do magnifico reitor se e assim como se deve fazer o exame de conclusao consoante oregulamento da UP por vos assinado.

    ResponderEliminar
  128. boa gente, a up- Niassa ultimamente esta melhorando significamente... João historia

    ResponderEliminar
  129. DOCENTES DA UP NAMPULA AGASTADOS COM A DEMORA DOS SALÁRIOS NO POS LABORAL


    Deste que as aulas iniciaram em Julho do corrente ano, os docentes do Pos Laboral na UP-Nampula não recebem os seus salários, tudo devido ma gestão há bastante instalada na DElegaçao. Diariamente nos docentes damos aulas e produzimos dinheiro para a instituição, não percebemos porque a UPNampula não honra suas obrigados. A questão piorou mais com a ausência do Director da DElegacao por dois meses na RAS, período em que a instituição ficou a deriva nas maus DA AUTO-PROCLAMADA DIRECTORA DA DELEGACAO ERMELINDA MAPASE, A PROPRIETARIA DA DELEGACAO . Solicitamos a quem direito para resolver esta situação, enquanto vamos fazendo de conta...

    ResponderEliminar