quinta-feira, 24 de março de 2011

Vamos conversar sobre a Universidade Pedagógica.

A UP, sendo a maior universidade do país, com dez delegações distribuídas por todas as províncias e perto de 40.000 estudantes inscritos, representa um grande desafio para os esquemas tradicionais de gestão. Deixem-me colocar alguns bullets com os principais aspectos que caracterizam (e complicam de certa maneira) a gestão desta mega - universidade: 
  • Necessidade de garantir infra-estrutura comparável em dez províncias;
  • Necessidade de garantir um desenvolvimento dos recursos humanos paralelo em todo o país;
  • Necessidade da coordenação pedagógica de modo a permitir uma mesma qualidade, a qualidade UP em todas as delegações, que têm à partida condições muito diferenciadas;
  • A multiplicidade das comunidades que envolvem os diferentes campi da UP em diferentes províncias, do ponto de vista de hábitos, diversidade cultural, desafios quotidianos, prioridades colectivas…

Sim. Ser líder não é fácil.
Dentro de uma estratégia geral participativa de governação (lembro-me sempre do cliché samoriano: “a colectivização da direcção integra as massas no poder”) introduzimos, para além dos órgãos colegiais estatuídos, tais como Conselho Académico, Conselho Universitário, Conselho Directivo de Reitoria e Conselho de Direcção, outros fóruns de gestão e principalmente coordenação de acção (conselho directivo das faculdades, conselho directivo das delegações, conselho dos centros de pesquisa) para além das visitas obrigatórias a cada delegação, cada faculdade ou escola, cada direcção central, cada centro de pesquisa pelo menos uma vez por ano.
Isto ajuda a manter a agenda do gabinete completamente preenchida. Não restando mesmo tempo para saudar um amigo, um colega, um estudante que tenha algo muito particular e que não possa em tempo útil resolver sem ter esperado algumas semanas na fila das audiências.
Aí pensamos no blog. Informal, anónimo, aberto, rápido e partilhado, permite-nos acompanharmos de perto o pulsar da universidade e ouvir melhor a preocupação individual de membros da comunidade universitária e não só.
Esperamos que, para além de problemas, tenhamos criatividade suficiente para também levantarmos questões diversas de interesse social, económico, político e académico do país, para que tenhamos mais um espaço de cultura.
Mãos à obra, ou melhor, dedos às teclas. 


Prof. Doutor Rogério José Uthui
Reitor


90 comentários:

  1. Alô anónimo bolseiro.
    Verifiquei sua mensagem e o que tenhgo a dizer é o seguinte:
    É importante que os estudantes nossos, todos, futuros profissionais na vida pública ou privada, saibam como é que o Estado (ou mesmo as empresas) desembolsam os dinheiros.
    Os dinheiros do estado não estão em momento nenhum num saco à disposição da UP. A UP, mediante um plano de tesouraria (isto é, de desembolsos), solicita por computador (estamos ligados ao e-SISTAFE em 3 das 10 nossas delegações) e o dinheiro é planificado para ser enviado à nossa conta pelo Departamento do Tesouro (Direcção Nacional da Contabilidade Pública).
    Acontece que o Estado pode nalguns meses ter algumas prioridades e demorar-se a satisfazer o nosso plano de desembolso. Aí, tudo tem que esperar.
    O Estado Moçambicano é exímio a honrar os compromissos em termos de salários dos funcionários de estado e colocando em segunda prioridade outras despesas. Portanto, o atraso só é devido ao atraso no desembolso pelo estado moçambicano.
    Logo logo o dinheiro será disponibilizado.
    Julgo que deveria também pedir informações na direcção de finançase na DSS.
    Boa noite.
    Uthui

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  2. Ah caro amigo
    Obrigado pelas dicas. De facto estamos a planificar algo mais genial usando as TICs.
    1. Já temos à disposição cerca de 200 módulos (manuais) em inglês, português e francês na plataforma da AVU (universidade virtual africana) que os nossos docentes ajudaram a criar. São disponíveis. Contacte o CEAD;
    2. Temos a plataforma electrónica da UAB (Universidade Aberta do Brasil) com quem leccionamos três cursos de licenciatura à distância. Contacte, tem muito material;
    3. Estamos a produzir mais material para estar online, estamos a alimentar aos poucos o nosso repositório de teses, monografias, material didático, contacte a dsdi;
    NOTE QUE MUITAS DESTAS COISAS SÃO PUBLICITADAS EM DIFERENTES OCASIÕES MAS NOTAMOS QU HÁ AINDA MUITA INÉRCIA EM CONSULTAR ESTE MATERIAL.
    Meu conselho: usem porimiro intensivamente o que já temos disponível.
    Uthui

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  3. Prezado Sr. Reitor:
    Venho respeitosamente por meio deste comentario lhe pedir exclarecimento de algo que me deixa, encomodado é relativamente as pautas de recorrência, o que eu quero saber é porque é que o estudante que faz exame de recorrencia não tem o direito de ver o resultado sem antes ter pago ao registo academico da delegaçao, e depois de ter pago ele não vê a nota só e ditado se reprovou ou aprovou a respectiva cadeira, deixando assim sempre na duvida o estudante, pois pode ser dito que passou e mais tarde ver reprovado e au contrario o mesmo, pos o atendente pode se descuidar e ver mal, cabe dizer aqui que as pautas do exame normal são coladas. Eu sei que diversas instituicoes academicas optam por este metodo, mas gostaria a ter uma explicacao do reitor. obrigado pela atenção. aguardo a resposta.

    Cordialmente
    Bruno dos santos MoraisPrezado Sr. Reitor:
    Venho respeitosamente por meio deste comentario lhe pedir exclarecimento de algo que me deixa, encomodado é relativamente as pautas de recorrência, o que eu quero saber é porque é que o estudante que faz exame de recorrencia não tem o direito de ver o resultado sem antes ter pago ao registo academico da delegaçao, e depois de ter pago ele não vê a nota só e ditado se reprovou ou aprovou a respectiva cadeira, deixando assim sempre na duvida o estudante, pois pode ser dito que passou e mais tarde ver reprovado e au contrario o mesmo, pos o atendente pode se descuidar e ver mal, cabe dizer aqui que as pautas do exame normal são coladas. Eu sei que diversas instituicoes academicas optam por este metodo, mas gostaria a ter uma explicacao do reitor. obrigado pela atenção. aguardo a resposta.

    Cordialmente
    Bruno dos santos Morais

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  4. Magnifico Reitor.
    Quero agradecer este espaço que nos oferece.
    Sou estudante da UP - Delegação de Nampula e estou no 3º Ano de Curso de Ensino a Filosofia.
    Quero deixar aqui o sentimento da maioria, que com medo de represálias não tiveram a tamanha coragem. No nosso curso, temos um docente (Valoi) que desvaloriza pessoas de alto nível académico referindo-se ele como modelo a seguir. Nos preocupa, porque até chega de falar mal do Professor Doutor Severina Ngoenha. Tira o mérito de todas as obras de conteúdos filosóficos referindo-se que os autores Moºambicanos não têm bagagem para lançar obras, e em contrapartida ele dá as suas aulas usando as mesmas. Um aluno teve coragem de opor-se a esses discursos e ele imediatamente ameaçou-o de excluir na sua cadeira. Ele continua com discursos menos correctos: os académicos só podem vir da região X e não da região Y. A ser assim, que futuro se espera deste tipo de pessoas. Para ele a UP está sendo mal dirigida....

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  5. Caro Bruno de Morais
    A necessidade de saldar as suas dívidfas financeiras com a instituição é inegociável. Assim, espera-se que cada estudante esteja no final de cada semestre em situação de quitação completa. Uma forma de garantir que isso se cumpre, em muitas universidades do mundo, consiste em manter cativo um documento a que o estudante tenha direito até sanear a sua situação. É um modelo de gestão...e não deixaremos de fazer isso.
    Agora quanto à disponibilização das pautas, o regulamento académico é muito claro: as pautas devem ser afixadas em lugar de estilo. Façam valer os vossos direitos. Reclamem junto da faculdade ou delegação.
    Cumprimentos.
    Uthui

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  6. Caro Anónimo
    Recebi a sua mensagem de 9 de Novembro. Fixe o seguinte: numa instituição grande como esta, há uma probabilidade finita de surgirem estudantes, funcionários ou docentes prevaricadores, que não seguem as regras, que tenham maus princípios, que sejam maus cidadãos e maus profissionais. O importante é toda a comunidade universitária ser vigilante e denunciar atempadamente esses comportamentos desviantes. Claro que a administração universitária deverá tomar medidas. Obrigado pela denúncia. Irei averiguar e daremos resposta.

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  7. A TODOS OS BLOGGERS.
    TENDO VERIFICADO QUE A MAIOR PARTE DAS QUESTÕES COLOCADAS AQUI DIZEM RESPEITO A ESTUDANTES, E TENDO A UP RECENTEMENTE NOMEADO OS PRO REITORES, COMUNICO QUE DORAVANTE PASSAREI A PARTILHAR AS QUESTÕES QUE ME FOREM AQUI COLOCADAS COM A DOUTORA BENDITA DONACIANO, PROGRAD DA UP PARA GARANTIR MAIOR CELERIDADE NA RESOLUÇÃO DAS MESMAS.
    OBRIGADO E CONTINUAMOS ABERTOS.
    UTHUI

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  8. Boa tarde Magnifico Reitor e a todos os que seguem de perto o "CONVERSANDO COM O REITOR...". Obrigada por me permitir partilhar convosco algo que nos inquieta sobre a UP. Sim vamos juntos encontra uma boa maneira de trabalhar na Up como estudante, como docente ou como CTA. Todos somos convidados a partilhar com ideias para o melhoramento do que não está bom na nossa UP, a Instituição de Formação de Professores de EXCELÊNCIA.
    A todos um FELIZ 2012.
    Donaciano

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  9. Magnifico Reitor

    Imensas desculpas usar esta via para colocar uma preocupacao, que e tao minha e nao publica, mas dada a distancia a que me encontro, aliada as dificuldades de dar seguimento o meu processo arrisquei me a esta via.

    Sou Agronomo, docente da UP (Assist estagiario) com nomeacao definitiva, requeri para uma transferencia interstitucional da UP para CEPAGRI, uma instituicao do estado em expansao as Provincias. O Documento entrou na Reitoria no dia as 13.12.2011.

    Informacoes recebidas ao telefone dizem que o processo encalhou em algum lugar e nao tem desenvolvimento, entretanto existe uma pressao do Governo Provincial para iniciar actividades na nova instituicao que se diz ser estrategico para a operacionalizacao do plano estrategico de desenvolvimento do sector da agricultura na Provincia.

    Magnifico, peco para ajudar me a verificar o assunto.

    Renato Martins

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    1. Caro Dr. Renato Martins, pedimos desculpas pelo tempo que passou sem darmos resposta à sua imquietação. Como sabe o início é sempre muito difícil para qualquer um.Por causa disso só agora vou verificar como está o seu caso.
      Donaciano

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  10. Boa tarde, Magnifico Reitor.
    Saudar, mais uma vez, a iniciativa do CONVERSANDO COM O REITOR. De facto 'e um excelente canal de interacao entre a reitoria e as damais partes constituinte da UP.
    Espero que este ano seja de sucesso para UP e consigamos ultrapassar as dificuldades do ano passado.

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  11. Caros Bloggers, depois de um tempo de reorganização estamos de volta. Agora com a PROGRAD da UP. Darei as respostas logo após a colocação de inquietações. Por isso cada poderá ir buscar a sua resposta a seguir à sua inquietação.
    Mais uma vez BOM ANO DE 2012.
    Donaciano

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  12. Boa Tarde,
    Magnifico Reitor!
    A dias atras li um documento que reportava o reajustamento e abragencia do pagamento do incentivo. Ora vejamos, este incentivo abrange apenas ao pessoal quadro/efectivo e contratados a tempo inteiro, segundo o documento.
    A dias atrás, também, li no Blog do Magnífico Reitor a inquietação na voz de um docente a reivindicar o pagamento daquele valor. Na altura o Magnifico Reitor respondeu a esta inquientação dizendo que, só o CTA tem direito a incentivo umas vez que estes cuidam do funcionamento administrativo da Universidade: mais salas por limpar, mais contratos por cuidar, etc.
    Na UP temos também, um grupo de contratados designados “Tarifeiros”, que fazem parte do CTA, fazem trabalhos administrativos para a Universidade, contribuem para a arrecadação de receitas próprias da UP, e no entanto não são abrangidos a usufruir do incentivo. Porqué?
    Existe um outro ponto bastante injusto, é que os tarifeiros não tem direito de actualização da sua remuneração. Temos contratados que a mais de 4 anos recebem uma remuneração fixa de 2.500 Mt.
    Estamos a dizer que, por outras palavras, a vida desses contratados é estática. Numa altura em que os preços sobem a cada dia!
    Magnifico Reitor, se já com um salário actualizado anualmente torna-se insustentável encarrar a vida, imagine um salários estático!
    Abre-se os concursos de ingresso. Concorre-se para o ingresso do quadro, admite-se, entrega-se a documentação de ingresso. Fica muito tempo a espera da chamada, e quando vai procurar saber junto dos recursos humanos, estes apresentam uma lista que diz: Não Admitido! Como? Se eu vi meu nome nos primeiros admitidos e pediram os seguintes documentos: Declaração de NUIT, Atestado Médico, Certificado de Registo Criminal, etc!
    Magnifico Reitor, espero anteciosamente esclarecimento desta minha inquietação e dos demais injustiçados nesta Universidade!

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  13. Magnifico Reitor

    Sou membro do CTA da UP-Nampula

    Gostaria de desejar mais força na Direcção da grande familia da UP.

    Magnifico! Graças ao Jornal Zambeze do dia 26/04/2012, que denuncia actos de desvio de fundos, nepotismo, abuso de poder e engano ao estado, praticados pelo Director da UP-Nampula e a sua Directora-Adjunta Administrativa, ja temos subsidio diário de sopa. Mas uma questão nos inquieta Magnifico: Não tivemos tal subsidio durante OS ULTIMOS 4 anos, PARA ONDE FOI O DINHEIRO DESTINADO PARA ESTA VERBA?

    Há um dado que falta no referido Jornal digno de realce. Para além da obra mal barata da ampliação da Sede da UP-Nampula, em que O Director Brito e sua comparsa administrativa Ermelinda meteram nos seus bolsos cerca de 2.000.000,00Mt, em 2010 foi reabilidada a WC do Gabinete do Director, sem nenhum concurso publico, em que o pedreiro foi o mesmo Macuva, e nessa jogada, Brito e Ermelinda introduziram falsas facturas em nome dum empreendeiro, tendo se apoderado de cerca de 1.500.000, Mt ( um milhão e quinhentos meticais).

    Magnifico! Quem avisa amigo é. A gestão da UP-Nampula vai de mal ao pior.

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    1. Boa noite anónimo, agradecemos a sua contribuição. No entanto, não trabalhamos no caso da UP-NPL somente por causa da notícia do jornal Zambeze, já estavamos a trabalhar nos assuntos de todas as nossas Delegações. a notícia do Jornal sobre apareceu-nos antes de tomarmos as precauções necessárias para cada Delegação. Pena que seja anónimo pois ajudar-nos ia a ter provas do que escreveu. Sendo nosso funcionário, especificamente da UP-NPL deve ter um profundo conhecimento de como as coisas decorre mas como conferir que o que nos diz seja verdade. Dois membros da Direcção Central passaram uns dias após a notícia do Jornal para um trabalho de verificação porque é que o anónimo não nos procurou para nos dar esta informação? Pena não é? Caso tenha alguma prova do que acaba de nos escrever envie-nos. Aguardamos!

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  14. Magnifico Reitor
    Sou docente da UP-Nampula
    As denuncias publicadas no Jornal Zambeze de 26-04-12 espelham uma pequena parte da má gestão da dupla Mário Brito-Ermelinda Mapatse. Esta dupla não tem visão dum desenvolvimento estratégico da gestão duma Universidade, gerem-na como se fosse uma empressa lucrativa e sem objectivos académicos. Se não vejamos:
    1-A UP-Nampula tem cerca de 7.000 estudantes, 280 Docentes, 36 Cursos, 7 Departamentos académicos. Mas na Delegação, em pleno sec. XXI existem tem apenas um data-show usado apenas na sala de informática;
    2- Os 36 Cursos, são geridos por igual nr de Directores de Curso. Mas mais da metade dos Directores de Curso não tem pelo menos um Computador os respectivos trabalhos burocráticos;
    3-Entre financiar uma actividade académica ou um pneu de carro(lanches desnecessários), O Dirctor prefere comprar penus ou lanche;
    4- O largura da banda do sinal da Internet no campus universitário, onde estam os fazedores da academia, é a mais baixa de todas. Em contrapartida, na sede da UPN onde estam os tecnicos administrativos é que há bom sinal de internet, so para assistirem filmes e fotografias.
    5-A UP-Nampula apesar de ser uma das grandes e antigas Delegações, ainda não tem laboratórios;
    Há um slogam que já nos cansou “ estamos a construi..”, mas a obra está parada há um ano e meio.
    Magnifico! Proponho que a direcção desta Delegação vá fazer um estágio de gestão universitária numa universidade/delegação exemplar.

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    1. Boa noite docente anónimo, agradecer a sua contribuição. Só queremos alertar-lhe que quando chega uma delegação central tenha a coragem de dizer isso mesmo nem que seja à portas fechadas. Assim torna-nos dificil saber em pormenor o que está por detrás das palavras que nos escrever.
      Estamos abertos para mais contribuições para o melhoramento de noa gestão em toda a nossa UP.

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  15. Finalmente, alguem teve a coragem de indicar o verdadeiro problema da UPN. Sou um chefe de Departamento desta instituicao, desde o tempo ivaliano. Escrevo para manifestar a minha indignacao em face de atitude manifesta por alguns colegas que tentam manchar o bom nome da instituicao e dos nossos dirigentes. Concordo com o docente que disse que o foco do problema é Mangrasse, adelino, zainabo e companhia. Eu, pessoalmente ja partcipei em algumas sessoes clandistinas desta rede de malfeitores. Falo com conhecimento de causa. E conjunto de colegas que tentam denegrir a imagem dos nossos dirigentes. O problema e o cargo de diretoria. Veja so reitor, o jornal falou de ermelinda e de brito, porque nao falou que o carro da instituicao anda com a mulher de mangrasse, mesmo a instituicao tendo disponibilizado tres motoristas para ele, os quais ele rejeitou? Porque nao falou que desde que mangrasse esta la como pedagogico nunca se reuniu com estudantes? Porque nao falou do facto de mangrasse ser um grande corupto? Nos temos tido conselho de direccao mensalmente, as pessoas que acham que ha problemas na direccao de brito e ermelinda, porque nunca apresentaram para serem debatidos? Sao todos cobardes, a partir de mangrasse, adelino zainabo e os outros. Lembra o relatorio que brito apresentou no ano passado que estava errado? Aquilo foi combardia, foi combino de Mangrasse e abudo para o tramar e naquele mesmo dia, no fim da reuniao, festejaram.
    Isso tudo mostra-nos que foi confiado um cargo grande a individos que nao tem singilo profissional, cobardes, inresponsaveis, desonestos. As pessoas que vao ao jornal quando tem problemas, nao merece confica.

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    1. Boa noite anónimo! Obrigada por nos dar outra face da moeda. É pena que não aproveitou a nossa estadia em Nampula para dizer o que sentia na altura que reunimos os chefes de Departamento. A mensagem que nos escreve faz-nos entender os dois mundo que a UP-NPL está a viver. Um mundo pró Brito e outro mundo pró Mangrasse. Não acha interessante isso? Segundo o ditado popular "UMA CAPOEIRA PARA UM GALO". Pena que o anónimo esperou que saisse a noticia no jornal para nos fazer entender isso. Tomamos nota. Para as proximas vezes aproveita a presença de um membro da Direcção Central para dizer como vai a governação da sua Delegação da qual faz parte e não ajuda a melhorar a sua gestão.
      Estamos abertos para mais comentários construtivos e não destrutivos.

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  16. Pobre de nós os macuas. Coitada da Dra. Zainabo, a nossa chefe de departamento. Fui docente de ingles da UP Nampula e sei que ela é muito justa e trabalhadora. porque defamar pessoas. Briga de elefantes está a atingir o capim. Magnífico reitor, quem propoe os chefes de departamentos? Se for o director porque ele nào muda as pessoas sem as defamar. Sabemos que o Director é um intriguista e pode ser ele mesmo a colocar estas informacoes para denegrir as pessoas. Que pena, depois da tanto esforco que magn'ifico fez para dar valor a UP dois PHDs macuas estarem a denegrir a sua boa gestao.

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  17. Bom bom. Julgo que os tons que a conversa está a tomar não são dos melhores e não me interessa muito ter um blog que traga:
    1. expressões tribalistas nas mensagens;
    2. expressões ofensivas contra meus colegas que são da direcção da UPN.
    Gostaria de apelar ao civismo e seriedade caso pretenda que eu continue a admitir as suas mensagens no blog. De contrário, porque ferem o espírito do mesmo, serão retiradas.
    Como sugere a PROGRAD, vamos falar de coisas construtivas e não destrutivas e dentro do civismo.
    Sinceramente somos por uma maior abertura e diálogo na UP para sanarmos os nossos problemas. A UP é a maior universidade nacional e é natural que tenha também muitos desafios.
    E, só para que fique claro, não estamos em brigas nem se avista nenhum elefante. E duvido que docentes sejam capim...
    A próxima vez, não sendo você cobarde, ponha a sua identificação.
    Uthui

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  18. Avante com os trabalhos dentro da Universidade Pedagogica. magnifico, no novo curriculo findo os tres (3) anos, o estudante nao sera aceite o levantamento do seu certificado correspondente ao Bacharelato mesmo sem houver a graduacao?
    Maugente 3o ano Up nampula.

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  19. Bom dia Maugente
    O Novo Curriculo não tem o nível de Bacharelato. O estudante entra para fazer a Licenciatura que tem a dureção de 4 anos na Universidade Pedagógica. Estes quatro anos tem a parte de Major (3 anos) e Minor (1 ano de especialidade). Aliás a nova lei do Ensino Superior em Moçambique tem 3 graus de nível superior: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
    O Sr. Maugente está no 3º ano, esforce-se para mais um ano para ter a Licenciatura.
    Bons estudos.
    Donaciano

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  20. António Matsena
    Boa tarde Magnífico Reitor.
    Não é novidade que o nosso País e o mundo em geral são assolados por diversas enfermidades que têm ceifado vidas de muitos concidadãos, com destaque para o HIV/SIDA. Neste contexto, gostaria de saber à V. Magnificência se dentro do respeito dos Programas Curriculares da Universidade é ou não possível a introdução de uma cadeira semestral já lá para o final de todos os cursos de licenciatura, sobre HIV e Saúde Sexual Reprodutiva ou algo similar, de modo que se dote o futuro professor de ferramentas básicas que possibilitem o seu contributo na preconizada resposta multissectorial à esta pandemia, pelo Governo moçambicano.
    Peço desculpas se estiver fora do contexto real da UP.

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    1. Bom dia sr. António Matsena. Agradecemos a sua preocupação em termos de não ignorarmos o dia-a-dia do nosso estudante. Nós temos o HIV SIDa como um tema transversal que é dada a todos os cursos da UP. Como pode ver a UP, instituição pública de formação de professores não podia estar alheia aquilo que mais apoquenta a nossa sociedade.
      Muito obrigada mais uma vez pela contribuição.
      Melhores cumprimentos.
      Donaciano

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  21. antonio Murapaniuaa Orera sacanja30 de agosto de 2012 às 14:39

    venho, magnifco, denunciar o mau ambiete de trabalho que se vive nesta universidade, originado pelo dr. adelino e pelo dr. mangrasse.estes dois estao a criar um n'ucleo clandestino de caracter tribal. pertenco ao tal nucleo, porque me convidam, em algum momento, pra as conversas clandestinas. escrevo porque estou revoltado porque sinto que, para alem de o nucleo ter apenas o caracter tribal, funciona tambem como foco principal para procurar uma forma possivel de derrubar a ermelinda e brito dos respectivos cargos.o problema com brito 'e o facto de ele nao ser nativo de nampula e o problema com ermelinda 'e porque nao lhes d'a o dinheiro que eles precisam. acham-na muito chata.promovem igualmente um clima de insatistfacao no seio da classe docente, anunciando que quem retirou o horario de pos-laboral de alguns docentes 'e ermelinda e brito, o que, nao passa de uma grande mentira, uma vez eles acumularam as horas, atraves de alguns tarifeiros a que chamam de assitentes. no mes antepassado agitaram os funcionarios do CTA com direito a sopa, para nao tomarem a referida sopa, alegando que tem o direito de receber valores monitarios.actualmente, estao a preparar aquilo que chamaria um golpe final. possuem uma bomba preparada que julgo que dentro de poucos dias vai explodir, espera, que vera.sabe Magnifico, estes problemas que est'a a deixar crescer, porque sabe que existem, um dia vao te atingir e vai provar o veneno destas duas cobras, acredite.
    o que o bloguista disse 'e verdade. mangrasse pretende ser o director da institu,cao e o seu pedagogico, conforme falam nesses encontros, vai ser adelino. procuram, a todo custo, pretextos para manchar os nomes de ermelinda e de brito, para que quejam vistos como maus dirigentes. e nao estao sozinhos, possuem pesos pesados que lhes apadrinham. um dia que me convier, vou mencion'a-los.

    esses dois sao uns sem vergonha magn'ifico,retiraram a carga horaria de um docente de estatistica por a esposa de mangrasse ter excluido nessa cadeira. o professor existe Magnifico, nao estou a mentir, quando vier, pergunte ao docente. 'e muita baixaria junta que anda a ser protagonizada por estes dois monstros, no verdadeiro sentido do termo. De academicos nao possuem nada, se nao uns pequenos cursos de pos-graduacao em 'odeo e em inveja. o que falei aqui 'e de dom'inio de todos os docentes. grande parte de n'os, somos saudositas, sobretudo do tempo em aqui na up, esbanjavamos bom dinheiro por tudo e por nada

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  22. Bom dia sr. Antonio Murapaniuaa Orera sacanja. Obrigada pelas informações que nos deu a conhecer através do blog do Reitor da UP. Como nos deu o nome precisaremos de um trabalho procunfo sobre as várias alegações que se nos apresenta e pelos visto estamos diante de alguém que conhece como e quem está a fazer surgir tantos problemas na UP Nampula. Desde já e para entrar em um forum investigativo peço que escreva para o meu email: benditadonaciano@yahoo.com.br e/ou ligar para o cel nº +258828404380.
    Peço que me contacte pessoalmente e quando o Magnífico for fazer visitas a Nampula deverá ter algo mais consubstanciado e nessa altura será chamado para lhe ouvir.
    Por isso agradecemos por finalmente termos "testemunha" daquilo que consideramos de desmandos numa Delegação grandiosa com a UP- Nampula.
    Espero a sua realção por mail ou chamada telefónica. Com os melhores cumprimentos. Donaciano

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  23. Parece que a UP Nampula tem dominado o blog por questoes relacionada com atritos na gestao da delegacao e insatisfacao por parte de alguns docentes, eh necessario analisar a questao com profundidade

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  24. Boa tarde Magnifico Reitor
    Venho por este meio parabeniza-lo pela sua enorme capacidade de analise.

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  25. Boa tarde Magnifico Reitor eu queria saber como sao admitidos os suplentes da UP, um suplente pode vir a nao ser admitido, e quando è que comesao a chamar os supletes?

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    1. Bom dia anónimo,
      Obrigada pela pergunta. O suplente entra depois de todos os admitidos (em periodo estipulado) se inscreverem e destes faltar alguém e haver ainda vaga no curso em causa. Os suplentes tem um dia próprio para fazerem as suas inscrições/matrículas. Lê o Edital das inscrições e matriculas na UP elaborado pela Direcção do Registo Académico.

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  26. Magnifico. O registo academico tem autoridade de decidir sobre abertura ou nao de curso? se sim entao qual sera o trabalho da faculdade. paraece a engenheira Magumane esta a piorar neste ano. E estou a notar que ha muita centralizacao das coisas. Fico admirado num pais onde se fala de descentralizacao e a UP faz o contrario. Porque nao deixam ao criterio da Delegacao? Tudo vao decidindo ai no Maputo. Nos nas Delegacoes apenas sim sim sem sim.

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  27. Minha preocupação tem a ver comm os cursos pós-laboral. qual é a razão para que até hoje, 01 de Maio, não tenhamos ainda auferido um salário sequer, desde o início das aulas?

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  28. bom dia, magnifico reitor a universidade esta a fucionar em seu pleno e com bons quandos em algumas areas eu lamento so o sistema de base de dados que a instituicao esta a utilizar pois ela fornece dividas as pessoas com sis ela tivesse auto contro ou seja uma vida. a outra preocupacao e de falta de respeito da instituicao com os alunos do pos-laboral pois sao visto como se fossem anormais so porque ainda tem esperanca de modar o senario do pais na luta contra a pobreza. dizer que o sistama edondzo esta em funcionamento pois os alunos nao tem a informacao como usa o que e necessario para entrar e consultar a sua situacao dentro da instiyuicao.

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  29. Exmo senhor
    Reitor da Universidade Pedagógica
    Nos últimos anos a Universidade Pedagógica de Nampula, leccionou cursos de Bacharelato e Licenciatura em vários ensinos com o regime Semi-Presencial, cujos não se pagava nenhuma taxa relacionado a mensalidades.
    Os cursos implementados no ano passado 2012, verfica-se que estes, são pagáveis a uma taxa de 1550mt até com multas k estimadas a 100% no caso de não fazer o depósito a tempo em que a UP de Nampula estipulou, isto, por mês excepto os meses de Janeiro e Dezembro, isto k influencia as desistências nestes cursos.
    Havendo necessidade de fazer o curso, pede-se ao senhor Reitor uma explicação clara.
    • Porque pagar as mensalidades na UP- Nampula no regime Semi-Presencial em quantos os outros colegas do mesmo regime não pagavam as tais mensalidades?
    Se é para pagar as tais mensalidades pedimos ao Reitor para suspender as multas que são constantes nesta UP de Nampula.
    Para tal roga a V.EXª se digne considerar o despacho anterior que vinha no Edictal no acto das inscrições para os tais cursos Semi-Presencial.
    Espera a Resposta!

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  30. Exmo senhor
    Reitor da Universidade Pedagógica
    Nos últimos anos a Universidade Pedagógica de Nampula, leccionou cursos de Bacharelato e Licenciatura em vários ensinos com o regime Semi-Presencial, cujos não se pagava nenhuma taxa relacionado a mensalidades.
    Os cursos implementados no ano passado 2012, verfica-se que estes, são pagáveis a uma taxa de 1550mt até com multas k estimadas a 100% no caso de não fazer o depósito a tempo em que a UP de Nampula estipulou, isto, por mês excepto os meses de Janeiro e Dezembro, isto k influencia as desistências nestes cursos.
    Havendo necessidade de fazer o curso, pede-se ao senhor Reitor uma explicação clara.
    • Porque pagar as mensalidades na UP- Nampula no regime Semi-Presencial em quantos os outros colegas do mesmo regime não pagavam as tais mensalidades?
    Se é para pagar as tais mensalidades pedimos ao Reitor para suspender as multas que são constantes nesta UP de Nampula.
    Para tal roga a V.EXª se digne considerar o despacho anterior que vinha no Edictal no acto das inscrições para os tais cursos Semi-Presencial.
    Espera a Resposta!

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  31. Magnifico Reitor
    Bon dia Reitor
    velar a situacao de mensalidades que sao pagas
    nos cursos implementados no ano passado 2012, verfica-se que estes, são pagáveis a uma taxa de 1550mt por mês excepto os meses de Janeiro e Dezembro, isto k influencia as desistênciasn para os Macuas.
    Ajuda-nos por favor Reitor, Moçambique esta nas esta consigo.
    • Quanto se paga as mensalidades na UP- Nampula no regime Semi-Presencial? Visto que os outros colegas do mesmo regime não pagavam as tais mensalidades nos anos anteriores.
    Ou por outra as tais mensalidades pedimos ao Reitor para suspender as multas que são constantes nesta Delegacao de Nampula.
    Para tal revelacao o despacho anterior que vinha no Edictal no acto das inscrições para os tais cursos Semi-Presencial.

    AGUARTAMOS A RESPOSTA!

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  32. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR
    A preocupação dos estudantes desta Instituição esta relacionada ao pagamento da taxa de 1.550 e as suas multas no curso de Educação de Adultos e ensino de História no regime Semi-Presencial na UP de Nampula. Preocupa bastante porque os estudantes que passaram neste regime já não pagavam as tais mensalidades.
    Magnífico Reitor é verdade que "OS CURSOS DO REGIME SEMI PRESENCIAL " são pagáveis a 1550mts?
    Se são pagáveis porque cobrarem as taxas de multas. Este descontentamento até quando?
    Porque a manipulação do horário em tempo desacordado (no meio do mês)?
    Resposta tão Urgente.

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  33. MAGNIFICO REITOR
    OUTRO CALCANHAR DE AQUILES E O NAMUERA DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS, SORRIDENTE, SOCIAL MAS MUITO CORRUPTO, PEDE NUMERO DE ESTUDANTES AOS CHEFES DAS TURMAS E LIGA PARA DIZER TAS MAL TRAGA'ME 2 MIL METICAIS. QUESTIONA'SE ATE QUANDO MAGNIFICO. AQUI NA UP DE NAMPULA.
    SALVA-NOS
    RESPOSTA

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  34. Ao Magnifico
    E com muito prazer e orgulho fazer parte desta enorme familia, e ainda mais, essa oportunidade de conservar convista a perfeicao dos servicos prestados pela instituicao.

    Sou estudante do segundo ano do curso de Ingles em Maputo, e por meio desta gostaria de dar o meu contributo. Tenho visto os esforcos empreendidos pela UP e alguns desses acabam de uma forma prejudicar a outra parte, falo de um novo curso (acho eu) relacionado com cultura a nivel da UP-SEDE a qual a quando das suas aulas acabam de certa forma perturbar os estudantes que estiverem na bilblioteca devido a sua localizacao.

    Magnifico Reitor, algum mais que nao me deixa em paz e a falta da internet sem fio a nivel da UP-SEDE o que de certo modo interfere no processo de apredizagem

    Angelo Nhavene pela UP-SEDE

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  35. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR
    A preocupação dos estudantes desta Instituição esta relacionada ao pagamento da taxa de 1.550 e as suas multas no curso de Educação de Adultos e ensino de História no regime Semi-Presencial na UP de Nampula. Preocupa bastante porque os estudantes que passaram neste regime já não pagavam as tais mensalidades.
    Magnífico Reitor é verdade que "OS CURSOS DO REGIME SEMI PRESENCIAL " são pagáveis a 1550mts?
    Se são pagáveis porque cobrarem as taxas de multas. Este descontentamento até quando?
    Porque a manipulação do horário em tempo desacordado (no meio do mês)?
    Resposta tão Urgente.

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  36. Meu pai, Magnifico Reitor
    Onde nos leva com a situacao de mensalidades e taxas de multas que estudadntes da UP Curso Semi-Presencial tem enfrentado.
    As mensalidades k sao cobradas qual e a sua finalidade.
    pelo menos kuandos um dia dar me resposta sobre o assunto .
    agradeciamos se fosse tao breve na clarificacao do assunto de mensalidades aki na UP de Nampula.
    Resposta reitor.

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  37. MAGNIFICO REITOR
    CLARIFIQUE-NOS A SITUACAO DE MENSALIDADES CURSO DE SEMI PRESENCIAL NA UP DE NAMPULA.

    PAI PAGAMOS MENSALIDADES SEM NENHUMA ESPLICACAO.

    RESPOSTA

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  38. Alo Anonimo.
    Entendi a tua preocupação.
    Sei que o curso semi presencial tem o mesmo tratamento que o curso de ensino à distância e como tal pagam uma mensalidade especial diferente dos cursos presenciais.
    Acredito que os 1550 sejam o valor que se cobra.
    Assim, temos o curso diurno que não tem mensalidades, o curso pós laboral e à distância que pagam mensalidades.
    Quanto às multas, isso tem a ver com o sistema automatizado e.Dondzo que é a secretaria electrónica do estudante. Ela funciona de acordo com o que está regulamentado.
    Há prazos fixos para o pagamento da mensalidade. Para além das datas afixadas, paga´se uma multa que é progressiva, ou seja mais tempo sem pagar significa mais dinheiro de multa até o nome ser retirado completamente da lista.
    Essas são as regras.
    Uthui

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  39. Exmo Senhor Reitor da distinta UP de Moçambique pediamos que houvesse mudanças no concernente ao pagamento das dividas sabemos da situação mas não é numa primeira época que se veda as notas dos estudantes porque os mesmos precisam de conhecer os resultados para recorrencia seria oportuno no momento da inscrição ou defesa tendo em conta que estes são momentos de tensão.

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  40. Magnifico Reitor
    Bom dia
    E com muita lastima que venho aqui dizer que a instituicao da UP-Nampula seja um local de deformacao psicologica perante os estudantes. E muito triste ver docentes a professar palavras pejorativas aos alunos diante dos seus colegas. E por algum momento assisto aquilo que muitos chamam de perseguicoes aos estudantes, demostrar e dizer claramente que o estudante esta reprovado sem que seja colada a pauta. Nao so, quando o estudante pede esclarecimento em torno do curriculo e lhe considerado indisciplinado e dizem que e agitador. Nao sei ate que ponto pararemos nestas circunstancias. Eles usam a chefia para amedrontar os estudantes. Um dia gostaria eu de saber que se fez um inquerito para se apurar a veracidade destes factos. Cordiais saudacoes, continuacao de um bom trabalho.

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  41. boa noite magnifico. Sou estudante do 1 ano do curso de fisica na up-Gaza tamos a passar mal com o docente joao charles simbe ele durante o primeiro semestre so vinha conversar e pouco ministrava as materias e mandava o filho tambem estudante na mesma delegaçao eleborar e corrugir as avaliaçoes inclusive os exames.sera k isto é leial?

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  42. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR. eu sou estudante do curso de Biologia na Up-Beira. tenho a lamentar a questao de defesas neste curso porque os docentes selecionam os estudantes que acharem que ajudam na parte finaceira. como: dr. Assane pena e Mawoze. estes se intitulam de sabios que os outros. quando acompanham um trabalho cientifico, cobram dinheiro ou falam com o estudante para se encontrar numa baraca para trocar medias de cerveja. solicito a intervencao do magnifico reitor nesta situacao. ate se possivel abrir um inquerito com anonimato. Mas os docentes como: dr. Chicanda, mestre Albertina, mestre Arminda dr. Cardoso. acompanham ate muitos trabalhos. como acabar com isto, e k as pessoas estao a recorrer ao exame de conclusao. salve-nos, nosso pai! estes dois e so dineiro.

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  43. Magnifico Reitor,

    A UP de Nampula é uma desgraça, até recruta graduado sem competências para dar aulas nas extensões de Angoche e Nacala. Há docentes que num semestre só entra na sala de aulas uma vez para se apresentar. MIC em Angoche não se lecionou, porque recrutou-se um dr. sem tempo, porque era Secretario Permante do Distrito, pagou bem aos recrutantes. Mude de Direcção. Magnifico! cessasteManglaze e deixou os podres. Afinal isto é negocio. Bom trabalho!

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  44. bom dia magnifico Reitor
    há problemas que não podem ser resolvidos por uma via desta natureza. mas como não se encontra outra alternativa mais recomendada, acabamos entrando nesta. há problemas no curso de FISICA na UP-GAZA. Ha docente que usa a capa de docência para extorquir valores monetários dos bolsos dos estudantes. Falo EDUARDO GENEROSO MACIE docente de DF. para que o estudante faca a cadeira dele, deve pagar-lhe no mínimo 1500,00MT. Para que isto. caso em que não tem como reprovar o estudante, atribui-lhe nota 10 (10 valores) mesmo que o esforço deste esteja muito acima dessa nota. Isto deve ser corrigido.

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  45. Boa tarde prezado e Magnifico Reitor.

    Sou, Nelson Alberto Safur, do quarto ano do Curso de Sociologia nesta Universidade, desde 2010

    Gostaria em primeiríssimo lugar, lhe congratular pela visita que fez a dias na Faculdade de Ciências Sociais. Verdadeiramente e maravilhosamente vi que ainda temos um Reitor que abraça a nossa causa algumas vezes, isto porque?, Porque, antes da visita a qual o Magnifico fez ao Campus Universitário da Lhanguene, as casas de banho mesmo existindo aqui no nosso lindo edifício, os estudantes ainda tinham que procurar paredes para urinar e algumas vezes árvores com vista a se esconderem enquanto o faziam. Mas, louvo a Deus por lhe ter escalado aqui, para ao menos solucionar o problema da abertura das casas de banho, que na minha óptica, e algo de pequena preocupação para o Senhor, já que existem pessoas aqui mesmo no Campus que o poderiam fazer, mas não o fizeram. E triste, mas que fazer!

    Mas, só para terminar meu Magnifico, gostaria de colocar uma questão somente, e seria grato se houvesse um esclarecimento.

    "Porque e que, ate hoje, depois de três anos passados, o curso de Sociologia não tem ainda docentes?"

    Alias, tem acho eu, uns 7 docentes afetos ao Departamento, que são obrigados a lecionarem mais de 40 disciplinas que o curso contem, o que não e possível e nem eles seriam capazes mesmo se tivessem uma excelência genial.

    Não gostaria eu, de ser percebido erradamente ao expor essa questão. Mas, ao ter solucionado um problema, que parecia ser tão pequeno aos olhos dos administradores do Campus de Lhanguene, mas um problema gritante aos estudantes (as casas de banho da FCS), o Magnifico passou e virou um herói para mim. Por isso, ganhei confiança em lhe expor essa preocupação que apoquenta vários estudantes do Curso de Sociologia do primeiro ao quarto ano desta Faculdade, que talvez, seja um problema que o Magnifico tenha conhecimento.

    Desde, o primeiro ano que nos (estudantes de Sociologia) não tivemos algumas disciplinas lecionadas por falta de docentes, e essas disciplinas hoje nos causam problemas gritantes, porque devem ser lecionados e postas numa grelha de horário em que elas não cabem. Gostaria imensamente de ver, os estudantes que ainda vem a este curso maravilhoso, nesta linda universidade não passar o que eu e os meus colegas passamos e que ainda estamos passando.

    Votos de bom trabalho e aguardo ansiosamente pelo seu pronunciamento! E agradeço por nos disponibilizar este espaço e por interagir conosco.

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  46. Magnifico Reitor!
    Gostaria de saudar a boa maneira como tem dirigido os destinos da UP, mas, também dizer que os cursos do Mestrado na Up deviam ser repensados, uma vez que alguns cursos como o de Geografia na Beira, os estudantes acabam por desistir, visto que muitos nao conseguem defender a tese devido a desorganizacao e um espirito estatico de alguns docentes, existem colegas que entraram em 2011 ate hoje não conseguem concluir, mas, os que entraram na ucm ou jean piaget ja concluiram e estao a faze rdoutoramento, peco para o reitor repensar a forma como terminar o curso prque na sua maioria ja terminaram as cadeiras e os docentes não tem tempo para acompanharem ex: Alice freia, Stela Duarte, Sobrinho DjeDje, estes estão sempre super ocupados, a up esta sendo manchada, devemos repensar. obrigado pela atencao

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  47. Magnifico Reitor.
    Em primeiro lugar gostaria de o saudar. Sou Estudante do curso de Licenciatura em Ensino de Informática, na Delegação de Nampula. Para a nossa Delegação este curso foi aberto em 2010, e é descontínuo, isto quer dizer que a nossa turma e a primeira a ser formada nesta cidade como licenciados neste curso. Somos do novo currículo, por isso não houve o bacharelato neste curso. O que me inquieta é o seguinte:
    - Ca na província na Direcção Provincial de Educação foi aberto concursos com vagas para docentes Bacharéis para leccionar a disciplina de TIC’s (Tecnologia de Informação e Comunicação). Onde vão encontrar quadros formados para preencher aquelas vagas? Uma vez que os formados não têm o grau de Bacharel e só concluíram as cadeiras do curso neste ano aguardando por defesas no próximo ano.
    - Gostaria de saber se a UP não pode redigir uma carta para a Direcção Provincial de Educação de modos a aceitar aqueles quadros recém- formados, para preencher as tais vagas para docentes de TIC’s, com uma declaração passada pela Universidade comprovando o termino das cadeiras.
    Magnifico, me ariscaria a dizer que ca na cidade de Nampula são poucos os Docentes ou quadros formados nessa área especifica. Acreditando que a reabertura do curso de Lic. Em Ensino de Informática na Delegação de Nampula era mesmo para atender essa demanda de falta de quadros formados na área. Com tudo achamos que existe uma parceria entre a UP e a MINED.
    Se mais, aguardo sua observação em torno do caso.
    Saudações, Boas Festa. 

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  48. Este comentario foi publicado por: Alibay Abacar

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  49. Boa tarde Magnifico Reitor!
    Primeiro congratulo ao magnifico Reitor pela condecoracao tida no dia 3/02 na ordem "Merito Academico". Em seguida passo a apresentar o assunto que nao somente inquieta a mim mas a muitos colegas da Delegacao de Quelimane. Sou Assistente Estagiario afecto na Delegacao de Quelimane ingressado em Marco do ano passado (2013) e com nomeacao provisoria desde Agosto. A priecupacao que me leva a escrever e que de acordo com o ARTIGO 10 dos Estatutos da Carreira Docente, passao a citar: "O exercicio de funcoes e tarefas de docencia, investigacao e extensao obedece ao principio de exclusividade estabelecido pelo decreto 89/99, de 28 de Novembro". Acredito que este decreto nao esta sendo respeitado porque desde que submetemos requerimentos a pedir o subsidio de exclusividade ano passado ate hoje nao ha nenhuma resposta sobre o assunto mas temos conhecimento de que em outras delegacoes os colegas que entraram ano passado ja estao a usufruir do mesmo. Agora pergunto: afinal a lei nao se aplica da mesma maneira para todos docentes desta instituicao? Se aplica-se pedimos a intervencao do Magnifico para salvar-nos desta irregularidade.
    Saudacoes Academicas?

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  50. boa noite acho que algo esta errado no CV publicado na plataforma se nao vejamos
    2007 até o presente Docente da Universidade Pedagógica desde Março de 2017: Leccionamento de Física Moderna e Electrodinâmica ao curso de Ensino de Física

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  51. Saudacoes. Qual sera a saida em relacao aos novos ingressos que ainda nao estao a estudar e ate o dia 10.03.2014, devem pagar propinas, referentes ao mes de Marco, enquanto o Fevereiro passou sem aulas porque ainda estao em decurso as matriculas para novos ingressos na UP Niassa. E as aulas quando arrancarao efectivamente.

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  52. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR. SOU TRABALHADOR A TEMPO PARCIAL DA UP MANICA, NO ENSINO A DISTANCIA E TRABALHO COMO TUTOR GERAL. A MINHA INQUIETACAO É COM RELACAO AO SALARIO DE TUTOR. NA DELEGACAO DA BEIRA PAGAM 6.000MT AOS TUTORES GERAIS MAS NA UP BEIRA PAGAM 10.000. MAGNIFICO ISSO É ESTRESSANTE UMA VEZ QUE O SALARIO NUNCA AUMENTA E EU TENHO FAMILIA POR CUIDAR E ESTE É MEU UNICO EMPREGO. GOSTARIA QUE UNIFORMIZASSE O SALARIO PARA 10.000MT PARA NOS TAMBEM VISTO QUE FAZEMOS O MESMO TRABALHO QUE OS OUTROS TUTORES FAZEM. OBRIGADO MANGNIFICO.

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  53. BOA TARDE MAGNIFICO REITOR. SOU
    TRABALHADOR A TEMPO PARCIAL DA UP
    MANICA, NO ENSINO A DISTANCIA E
    TRABALHO COMO TUTOR GERAL. A
    MINHA INQUIETACAO É COM RELACAO
    AO SALARIO DE TUTOR. NA DELEGACAO
    DA BEIRA PAGAM 10.00MT AOS
    TUTORES GERAIS MAS NA UP MANICA
    PAGAM 6.000. MAGNIFICO ISSO É
    ESTRESSANTE UMA VEZ QUE O SALARIO
    NUNCA AUMENTA E EU TENHO FAMILIA
    POR CUIDAR E ESTE É MEU UNICO
    EMPREGO. GOSTARIA QUE
    UNIFORMIZASSE O SALARIO PARA
    10.000MT PARA NOS TAMBEM VISTO
    QUE FAZEMOS O MESMO TRABALHO
    QUE OS OUTROS TUTORES FAZEM.
    OBRIGADO MANGNIFICO.

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  54. bom dia Caro Reitor, como os demais colegas da comunidade académica desejo-lhe muito sucesso nesse cargo que eu acredito que deve ser duro (e dignificante claro). Sou estudante da UP Maputo, fiz Licenciatura em 2011. Quando estudante activa da faculdade de Ciências de Educação e Psicologia, desenvolvi junto a alguns colegas um projecto junto ao NEFCEP - O Jornal do Núcleo. tivemos muito apoio do Director da Faculdade, o Dr. Daniel Nivagara e o projecto andou muito bem. desenvolviamos todo tipo de actividades: teatro com intervenção social, dança, música, poesia, pesquisa, desporto e muito mais. nao tinhamos verba e pediamos sempre apoio aos docentes. com a ajuda de todos impriamos o jornal quinzenal e a cores! entrevistamos docentes emfim... foi um projecto maravilhoso. nao sei se aqui alguem viu o nosso Jornal colado nas vitrines...porque andavamos de chapa por todos centros da faculdade a colar o Jornal. MAS...os membros do nucleo se dispersaram, outros papeis sociais chamaram por nos e infelizmente o Jornal morreu. eu queria que o Reitor analisasse essa situação e visse uma maneira de o trazer de volta a vida. eu ainda tenho contacto com quase toda equipe e poderiamos coordenar a passagem de testemunho. ensinavamos como criar, elaborar e editar um Jornal e tudo mais que fosse preciso.

    Atenciosamente, Corina

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  55. Boa tarde Magnifico Reitor!
    Em primeiro lugar parabenizar pela maneira sábia como tem conduzido a maior universidade do país que acredito não ser uma tarefa assim tão fácil quanto se imagina. Muita força...!
    Venho por meio desta consultar e apresentar a indignação pela demora na emissão dos certificados. Acontece que defendi a minha monografia a quatro meses e os nossos certificados ainda não foram emitidos. Delegação da Beira. Acabamos perdendo oportunidades de emprego por falta deste documento.
    Saudações.

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  56. Boa noite Magnifico Reitor.

    Em primeiro lugar felicitar pela forma como esta levar este barco chamado U.P. que o barco dos docentes Moçambicanos, pois ela aprender a aprender a ensinar, mais por outro lado eles tem falhado, vejo só o registro acadêmico anda muito fora daquilo que deve ser o padrão de uma universidade, se para fazer um B.I. neste pais leva 6 meses e nas escola secundária, para levantar um certificado fica 1 mês, porque que na universidade pedagógica leva mais de 6 meses ou mesmo um ano para ter aquilo que ele procurou em 4 anos ano, com risco de ficar mais um ano numa cidade que ele só veio para estudar, mesmo para procurar emprego não pode porque a licenciatura que o mesmo fez não tem como provar porque simplesmente o CERTIFICADO NÃO SAI, Magnifico Reitor, vimos através desta pedir a sua intervenção para resolver este caso, porque estamos a perder oportunidade de esta empregado, estamos a pedir encarecidamente, que todos os certificado sejam feito e enviados para os respectivos lugar, ou coloca docentes com uma forma mais rápida e flexível comparado com os que estão ali para fazer vazão a estes tipos de pedido dos estudantes, porque para nos pareci que soa todos eles intocavez e fazem desfazem (isto é, que não fazem as coisas a velocidade que deviam fazer), mais só contribui para um estudante que vive murmurando, pois o colega da outra universidade já tem certificado e ele não tem o CERTIFICADO ate agora porque fez na U.P.- será que eles processam a mão um a um ou são maquinas como computadores com uma bases de dados, por favor Magnifico Reitor, estamos a pedir resolver este dilema que nos deixam frustrados.

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  57. Neolitene Francisco Gento13 de julho de 2015 às 01:04

    saudacoes academicas para toda vasta equipa de profissionais acdemicos desta faculdade. agradecia que me colocasse a par do que e este blog.

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  58. Saudações Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica.

    Escrevo para este blog para manifestar um desagrado em relação a um procedimento administrativo incorrecto e discriminatório que ocorreu recentemente na UP-Quelimane num concurso de promoção de Assistente Estagiário para Assistente.
    Acontece que em 2013 entrou um grupo de docentes que tiveram nomeação provisória no mês de Julho do mesmo ano. Os mesmos completaram dois anos efectivos no mês de Julho do presente ano (2015).
    Estranhamente, no 1º semestre do ano em curso abriu-se um concurso de promoção de Assistente estagiário para Assistente numa altura em que a maioria dos docentes ingressados ainda não tinha completado dois anos como Assistentes estagiários (requisito principal para promoção). Quando o concurso foi aberto, alguns docentes deste grupo aproximaram-se dos Recursos Humanos para saber se podiam concorrer e a resposta foi pontualmente ‘’ADMINISTRATIVAMENTE NÃO REUNEM REQUISITOS PARA O EFEITO’’. Contudo, alguns docentes do mesmo grupo aventuraram-se a concorrer e o resultado publicado no 1º semestre, os mesmos não foram apurados alegando-se falta de requisitos.
    Estranhamente, no princípio do 2º semestre publicou-se novamente o mesmo concurso, onde aparecem dois docentes sem o requisito ‘’TEMPO’’ a serem promovidos para Assistente.
    Ai a dúvida aparece:
    a) Quais foram os requisitos que o júri nomeado pelo director da delegação usou para apurar tais colegas?
    b) Por que não esperaram que os docentes que ingressaram em 2013 completassem dois anos para que o concurso fosse abrangente?
    c) Não estaremos perante mais um caso de falsificação de dados na UP, numa altura em que já se fala de certificados falsos emitidos pela instituição?
    d) Não terá, o júri, sido corrompido para agir de tal maneira? Se esse for o caso, estamos perante uma autêntica vergonha.
    e) Por que usar instrumentos discriminatórios na promoção dos funcionários enquanto há instrumentos legais previstos por lei?
    f) Será que a UP-Quelimane tem um outro regulamento da carreira docente diferente do aprovado pela UP no geral? Se existe que seja partilhado para que não haja esse tipo de duvidas?
    g) Não estará esse procedimento a mostrar que alguns expedientes que são enviados para o Magnifico despachar sejam forjados. Se for o caso, um dia o reitor será tido como cúmplice dessas práticas.
    Espero que o Magnifico Reitor intervenha para resolver esse caso porque pode contribuir para a desmotivação de colegas que estão empenhados em trabalhar para contribuir no consequente brilho da UP. Mais não disse. Muito obrigado.
    N.B. Forjar dados e identidade é crime punido por lei. O júri pode correr esse risco. Por isso apelo que haja acção porque o júri é o primeiro cúmplice nesta falsificação vergonhosa.

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  59. Prezado reitor: EU so um licenciado em ensino De Frances. Gostaria De continuar nos meus estudos M.A nesta magnifica universidade e encotro me em Lichinga, porque nao se introduz um mestrado ca em Lichinga numa area De Educaçao, Ou ciencias socias?

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  60. Magnifico, é profunda mágoa e decepção que escrevo esta carta. Tendo ingressado na Universidade Pedagógica- Quelimane em Março de 2013, devia no presente ano, ter uma promoção a Assistente Universitário após ter completado 2 anos no regime probatório como Assistente Estagiário segundo os documentos normativos que norteiam a promoção da carreira docente. No mês de Fevereiro do presente ano de 2015 foi lançado um concurso pela UPQ para promoção de docentes de Assistente Estagiário para Assistente Universitário. Um dos requisitos exigia um contrato visado de 2 anos. Cientes que não reunia requisitos em virtude de não ter completado ainda 2 anos na instituição, grosso dos docentes que ingressou em 2013 não concorreu, evitando uma irregularidade, aguardando que outro concurso fosse lançado nos meados deste ano que lhes abrangesse como de costume, após completar 2 anos deve haver um concurso para promoção. Importa referir que conscientes de não possuírem ainda vínculo contratual de 2 anos, alguns colegas arriscaram. O resultado publicado pela comissão, dizia que esse grupo de docentes não reunia requisitos por isso não foram apurados. Escandalizados ficamos quando aparece um segundo despacho, cujo apurava 3 assistentes estagiários (critérios de selecção não claros) de entre os concorrentes e o resto novamente apareciam como não apurados do concurso. Eis as questões:
    Que critérios o júri usou para apurar os 2 docentes no grupo de tantos docentes que não tinham contrato visado?
    Ou será que existe outro regulamento que não foi ainda publicado?
    Qual será a sorte dos que não foram apurados e dos que não concorreram?
    Será que existe na UPQ filhos e enteados?

    Na verdade magnífico, estamos no nosso direito e diante desta irregularidade e ilegalidade, pedimos o vosso apoio e a vossa pronta intervenção porque o ano está findar. Não queríamos ser vitimas e muito menos pagar pela disfunção do nosso RH e outros seguimentos que permitiram tal atrocidade.
    Ciente que esse assunto mereça vossa atenção, subscrevo-me com elevada estima e consideração.

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  61. Este comentário foi removido pelo autor.

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  62. BOM DIA PRESADO REITOR! APENAS PARA LAMENTAR ALGUMA COISA QUE NÃO ME CORREU BEM AQUANDO DA MINHA FREQUÊNCIA NA UP - BEIRA ENTRE 2010/2013, EM QUE FREQUENTANDO O CURSO DE AGE, NUMA CADEIRA EM QUE DEVERIA TER A Média 15 VALORES, APENAS APARECE UNS 11 VALORES. RECLAMADO O ASSUNTO, ME CONFIDENCIARAM QUE TUDO HAVIA SIDO REGULARIZADO MAS, QUANDO SAI O CERTIFICADO, AINDA APARECIA O ONZE, QUE ME PREJUDICOU NA MEDIA GLOBAL DO CURSO; SINTO - ME FERIDO, PORQUE O ESFORÇO EMPREENDIDO NOS ESTUDOS FOI ENORME. QUE FAÇO AGORA?

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  63. Boa tard manifico reitor sou um candidato aos exames de admissao da up 2016 e fiz o deposito mas ate agora nao foi confirmada a minha candidatura. Uk faco?

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  64. Boa tarde magnifico reitor, gostaria de saber porque a UP não contrata mais docentes, pois tem sobrecaregado os docentes e as vezes um anico docente leciona tantas cadeiras e algumas e ainda tem cargos na escola e ele acaba dando aulas de coisas que nem ele como docente mal entende pois não planifica as aulas

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  65. Boa tarde magnifico reitor, eu gostaria de saber sobre os procedimentos em caso de um estudante necessitar de uma transferencia.

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  66. Boa noite magnífico Reitor da up.
    Excelência
    Sou candidato para o ano académico de 2016! Fiz inscrição e pagamento no sistema online mas até agora não tenho o recibo para permitir me a entrada da sala de exame! Já reclamei tanto com a comissão de exame e certificação mas nada de resposta satisfatória obtive! Excelência venho por este meio pedir a V.Excia para intervir no meu assunto. Deixando ao vosso critério.
    Sem mais cordiais saudações.

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  67. Este comentário foi removido pelo autor.

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  68. Magnífico Reitor da UP

    Excelência
    Mateus Daniel Guessane, candidato para exame de admissão para o ano académico de 2016, com o código nº 01726, vem por este expor a V.Excia a situação que se encontra depois de ter efectuado a inscrição e o pagamento no sistema online mas até então não lhe passaram o recibo pela comissão de exame e certificação da mesma,e tendo expostos o assunto junto a comissão pediram relatório ou melhor comprovativo de pagamento e guião de pagamento para processarem, esprançado em ter solução, mas só agravou o problema que até disseram para ir juntos a uma agência do BIM para solicitar um documento que o banco poderá se declarar, mas infelizmente encontra-se num distrito onde não se dispõe de uma agência e também está no processo de exames do ensino secundário, e também em causa é o prazo por eles estabelecido, que até na no dia 14 do mesmo em curso sabendo que essa informação obtive hoje dia 12, se mais saida, e esperançado remeto a V.Excia para intervir no problema em causa.
    Sem mais do momento,cordiais saudações.

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  69. Magnífico Reitor da UP

    Excelência
    Mateus Daniel Guessane, candidato para exame de admissão para o ano académico de 2016, com o código nº 01726, vem por este expor a V.Excia a situação que se encontra depois de ter efectuado a inscrição e o pagamento no sistema online mas até então não lhe passaram o recibo pela comissão de exame e certificação da mesma,e tendo expostos o assunto junto a comissão pediram relatório ou melhor comprovativo de pagamento e guião de pagamento para processarem, esprançado em ter solução, mas só agravou o problema que até disseram para ir juntos a uma agência do BIM para solicitar um documento que o banco poderá se declarar, mas infelizmente encontra-se num distrito onde não se dispõe de uma agência e também está no processo de exames do ensino secundário, e também em causa é o prazo por eles estabelecido, que até na no dia 14 do mesmo em curso sabendo que essa informação obtive hoje dia 12, se mais saida, e esperançado remeto a V.Excia para intervir no problema em causa.
    Sem mais do momento,cordiais saudações.

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  70. Bom dia! A minha prima fez a inscricao para os exames mas quando ela entra para ter o comprovativo a informacao que vem e que ela deve fzer o deposito mas ela ja fz isso, o k ela pode fzer umas k os exames iniciam na proxima semana?

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  71. Saudações magnífico Reitor da UP venho por este meio pedir a V.Excelência, que coloquem os exames de admissao dos anos anteriores em vossa pagina para que os novos concorrentes tenham como se preparar melhor antecipadamente.
    Sem mais de nomento as minhas cordiais saudações.

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  72. boa noite magnifico reitor, sou estudante do curso de filosofia terceiro ano.primeiro agradecer pelo esforco da instituicao por ter introduzido este curso na delegacao de niassa, afinal ja estava a procura do mesmo a tempo passado, mas a minha preucupacao ee a seguinte; desde que introduziu o curso que agora conta com tres niveis nunca foi contratado nenhum docente para ajudar os dois que ja existem.imagina de 1,2,3 ano ser assistido por dois docentes tendo em conta que a instituicao forma para responder a necessidade do mercado do paiis em particular da provincia de niassa.pedimos a vossa intervencao na solucao deste problema

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  73. Bom dia sr magnifico reitor.venho atraveis deste pedir o seu apoio para a resolucao do meu problema.sou estudante finalista do curso de hipogep do ano 2015. Estando neste momento a dever uma cadeira para a defesa.excelencia tive problema para fazer a inscricao da cadeira devido as oscilacoes constantes que o sistema apresentava isso nas ultimas 2 semanas. Entrei em contacto com a faculdade tendo eles confirmado do problema. Ja na segunda feira da semana passada tento de novo para entrar os campos ja estavam bloqueados. Excelencia entrei em contacto com o chefe do registo academico tendo ele me dado uma reaposta indesejavel e agressiva. Nao me sentindo satisfeita falei com o sr director e ele mandou me fazer um requerimento,feito este a resposta foi indeferida. Excelencia meu trabalho de defesa ja se encontra pronto e seria me prejudicial ficar mais 1ano para defender. Por isso peco a intervencao deste problema onde ja havia mandado para o email da sua excia um requerimebto e alguns anexos.
    840426235

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  74. Bom dia sr magnifico reitor.venho atraveis deste pedir o seu apoio para a resolucao do meu problema.sou estudante finalista do curso de hipogep do ano 2015. Estando neste momento a dever uma cadeira para a defesa.excelencia tive problema para fazer a inscricao da cadeira devido as oscilacoes constantes que o sistema apresentava isso nas ultimas 2 semanas. Entrei em contacto com a faculdade tendo eles confirmado do problema. Ja na segunda feira da semana passada tento de novo para entrar os campos ja estavam bloqueados. Excelencia entrei em contacto com o chefe do registo academico tendo ele me dado uma reaposta indesejavel e agressiva. Nao me sentindo satisfeita falei com o sr director e ele mandou me fazer um requerimento,feito este a resposta foi indeferida. Excelencia meu trabalho de defesa ja se encontra pronto e seria me prejudicial ficar mais 1ano para defender. Por isso peco a intervencao deste problema onde ja havia mandado para o email da sua excia um requerimebto e alguns anexos.
    840426235

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  75. Bom dia sr magnifico reitor.venho atraveis deste pedir o seu apoio para a resolucao do meu problema.sou estudante finalista do curso de hipogep do ano 2015. Estando neste momento a dever uma cadeira para a defesa.excelencia tive problema para fazer a inscricao da cadeira devido as oscilacoes constantes que o sistema apresentava isso nas ultimas 2 semanas. Entrei em contacto com a faculdade tendo eles confirmado do problema. Ja na segunda feira da semana passada tento de novo para entrar os campos ja estavam bloqueados. Excelencia entrei em contacto com o chefe do registo academico tendo ele me dado uma reaposta indesejavel e agressiva. Nao me sentindo satisfeita falei com o sr director e ele mandou me fazer um requerimento,feito este a resposta foi indeferida. Excelencia meu trabalho de defesa ja se encontra pronto e seria me prejudicial ficar mais 1ano para defender. Por isso peco a intervencao deste problema onde ja havia mandado para o email da sua excia um requerimebto e alguns anexos.
    840426235

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  76. Bom dia Magnifico Reitor

    em primeiro lugar sinto-me obriagado a agradecer pelo espaco que nos oferece.
    segundo, colocar a situacao dos mestrados/mestrandos mal parados.
    um dos factores que contribuiu para o fracasso das pesquisas dos mestrados e o conflito armado. que deficultou a deslocacao ao campo de pesquisa e com os supevisores, alguns perderam modulos nesses intervalos.
    contudo, a questao que quero colocar e a seguinte: mediante este cenario, sera que a pesquisa que se vai fazer dentro de 8 meses vai dar resultados fiaveis ou e so mesmo para a obtencao do grau de mestrado. o outro problema que se encara neste processo sao os PhD supervisores... penso que estao sendo um pouco egoistas... nao ajudam na celeridade da pesquisa. dificultam muito o processo e atrazam as defesas.
    espero que O PRO-Reitor para Pos graducao Pesquisa e Extensao esteja atento aos casos dos PhD supervisores que nao ajudam.

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  77. Boa noite Magnifico Reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique.

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  78. Boa noite Magnifico Reitor, estudante dá UPQ, em primeiro lugar quero agradecer pelo espaço por Vos concedido pra que abordacemos assuntos que nos afligem, em segundo é em relação ao problemas que tenho no meu Certifica, problems estes que são tema da defesa mal escrito bem como notas que constam no Certificado que não estão em conformidade com o meu aproveitamento, e quando me diriju a DRA dizem que o processo é bastante demorado pois eles me aconselham a não reclamar porque apos a reclamação leva bastante tempo pra emitirem os Certificados uma vez que a emissão dos mesmos é feita na UP-Sede, e assim sendo ate então o meu Certificado continua com erros que não se um dia não irei perder oportunidades de emprego por causa desses erros... Caso haja alguma alternativa agradeceria bastante. Atenciosamente anónimo...

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  79. bom dia Magnifico Reitor. parabéns pela forma que tem administrado a universidade pedagógica. só um homem sábio pode fazer isso. continue assim para o desenvolvimento do pais. magnifico reitor também parabenizar pela escolha sabia dos directores das faculdades, mas eu tenho uma situação a apresentar a vossa magnificência, primeiro perdão pelo anonimato, e devido a perceguiçao que fazemos assim. na faculdade de ciências sociais recentemente houve uma situação constrangedora no curso de historia um professor da cadeira de historia das mentalidades na up sede Ernesto Navahola, deu se o luxo de produzir reprovações em massa no 4 ano sabendo ele que não tem conseguido ministrar as aulas como deve ser, isto e, professor universitário que não consegue orientar um trabalho ao seu estudante, fala a língua portuguesa muito erradamente. agora os estudantes por se sentir injustiçados escreveram uma carta no anonimato para o director da faculdade, PROGRAD, departamento. mas quando o director recebeu a carta a tendência foi de insultar os estudantes, nem se deu o trabalho de procurar saber quais foram as reais motivações dos estudantes em escrever essa carta. varias questões se colocam: o que um director faz? será que acompanha a vida académica dos seus estudantes? porque e inconcebível um estudante desde o primeiro ano a maior parte das cadeiras dispensa e poucas vai ao exame e chega no quarto ano nesta cadeira de mentalidades exclui. será que todos os professores de primeiro ate o quarto ano não sabem nada ele e que sabe?. onde esta o trabalho de Acompanhamento que um director do curso, um chefe de departamento ate ao director da faculdade devem fazer. este estudante que desde o primeiro ano nunca reprovou deve ficar estagnado aqui no quarto ano? o que mais me preocupa este estudante já tem monografia feita fruto do trabalho aturado que foi fazendo. magnificência espero ser tranquilizado e que se observe atentamente o caso do curso de historia na up sede- 4 ano.

    Atenciosamente

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  80. Bom dia, tive como resultado suplente no exame de admissão, o que devo fazer, aguardo por uma lista dos que foram resgatados, ou posso fazer a matrícula

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  81. Bom dia, tive como resultado suplente no exame de admissão, o que devo fazer, aguardo por uma lista dos que foram resgatados, ou posso fazer a matrícula

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  82. Eu quero cortar uma história que muda a vida com todos os que se importam em ler este testemunho. Os cartões de ATM em branco são reais e são eficazes em todo o mundo. meu nome é [Santos Perez] eu sigo em ESPANHA Sou um estudante. Recebi este cartão de [MR WANDY] há um mês. Este cartão realmente me ajudou a pagar meus débitos e agora estou livre de todos os problemas financeiros. Eu não, isso é difícil de acreditar, mas nunca fui novo, esse tipo de cartão até eu ter um. Este cartão retira mais de 5000 USD diariamente e é muito fácil de usar. Mas você tem que ter muito cuidado com o outro para não ser pego pela polícia porque é ilegal. Se você quer mais informações sobre este cartão e como conseguir um, entre em contato com os hackers por este endereço wandyhackersworld88@gmail.com

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  83. Quando é que deixo de ser suplente .e como posso ficar sabendo que já estou premetida a entrar na faculdade?

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  84. Bom dia, eu gostaria de saber como posso consultar a lista de suplentes da upm.

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